represálias

GUERRA RÚSSIA UCRÂNIA: Boris Johnson diz que ativos de bancos russos serão congelados e companhia aérea banida

Retaliações semelhantes serão estendidas a Belarus devido ao papel do país no conflito

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

AFP, Ana Maria Miranda

Publicado em 24/02/2022 às 14:41
Notícia
X

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou nesta quinta-feira (24) uma série de sanções à Rússia, após a invasão à Ucrânia. Retaliações semelhantes serão estendidas a Belarus devido ao papel do país no conflito.

Em fala na Câmara dos Comuns nesta quinta, Johnson informou que os grandes bancos da Rússia terão os ativos congelados e serão excluídos do sistema financeiro inglês. Disse ainda que as grandes empresas e o estado russo não poderão contrair empréstimos no mercado do Reino Unido.

Também haverá um limite para depósitos que os russos poderão fazer em contas bancárias inglesas. Cinco magnatas receberão sanções.

Além disso, a companhia aérea Aeroflot será banida de operar no território do Reino Unido. "Oligarcas em Londres não terão onde se esconder", declarou.

O premiê informou que o Reino Unido irá parar de exportar para a Rússia itens de alta tecnologia e equipamento para refino de óleo, entre outras sanções.

Boris Johnson disse que um projeto de lei com as sanções será apresentado antes do recesso de Páscoa. O premiê afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, "nunca poderá lavar as mãos do sangue da Ucrânia". 

Tags

Autor