Starlink

SpaceX, de Elon Musk, ativa serviço de internet via satélite na Ucrânia

Dez horas antes, o vice-primeiro-ministro ucraniano, Mykhailo Fedorov, havia desafiado o bilionário na mesma rede social, pedindo-lhe que fornecesse à Ucrânia estações Starlink

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 27/02/2022 às 13:31 | Atualizado em 27/02/2022 às 13:48
Notícia
X

Elon Musk anunciou, no sábado (27), que seu grupo SpaceX ativou o serviço de Internet via satélite Starlink na Ucrânia e que a empresa está enviando equipamentos para o país, em resposta a um telefonema do governo ucraniano.

"O serviço Starlink está em funcionamento. Outros terminais estão a caminho", declarou o presidente da Tesla e do grupo de astronáutica SpaceX, em sua conta no Twitter.

Dez horas antes, o vice-primeiro-ministro ucraniano, Mykhailo Fedorov, havia desafiado o bilionário na mesma rede social, pedindo-lhe que fornecesse à Ucrânia estações Starlink.

"Enquanto vocês estão tentando colonizar Marte, a Rússia está tentando ocupar a Ucrânia! Enquanto seus foguetes pousam com sucesso no espaço, mísseis russos atacarão civis ucranianos! Pedimos a vocês que forneçam à Ucrânia estações Starlink", tuitou Fedorov, que também é responsável pelo setor digital no governo ucraniano, no sábado à noite.

Ele também pediu a Elon Musk que incentive os "russos sãos" a se oporem a Putin.

Na sexta-feira, a SpaceX lançou uma segunda remessa de cerca de 50 satélites Starlink para oferecer conectividade à Internet a clientes do mundo todo. No sábado, não estava clara a capacidade dos usuários ucranianos de receber o serviço em seu território.

Tags

Autor