área montanhosa

Avião com 132 pessoas a bordo cai em área remota no sul da China

Equipes de resgate foram enviadas ao local

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 21/03/2022 às 8:34 | Atualizado em 21/03/2022 às 16:27
Notícia
X
Atualizada às 16h23
Um avião da companhia China Eastern Airlines com 132 pessoas a bordo caiu nesta segunda-feira (21) no sudoeste da China, depois de uma queda brutal de 8.000 metros, um acidente que pode ser o mais mortal no país desde 1994.
Um vídeo divulgado pela mídia chinesa mostra um avião caindo verticalmente.


Mais de seis horas após o desastre, ainda não havia um número de mortos, mas com base nas circunstâncias do acidente, parecia improvável que alguém tivesse escapado com vida.

Em um comunicado, a China Eastern Airlines "prestou homenagem" aos "mortos" no desastre.

O rastreador de voo FlightRadar24 não obteve mais dados do MU5735 após as 14h22, horário local, quando sobrevoava Wuzhou. O site mostra como o avião caiu drasticamente de uma altitude de 8.900 metros para 1.000 em três minutos.


O Boeing 737 havia decolado de Kunming e tinha como destino a metrópole de Guangzhou, mas "perdeu contato quando estava sobrevoando a cidade de Wuzhou", na região montanhosa de Guangxi, segundo a Agência de Aviação Civil da China, a CAAC.

"Confirmamos que o voo caiu", disse o órgão, informando que havia ativado sua resposta de emergência e enviado uma equipe de resgate ao local do acidente.

A aeronave transportava 123 passageiros e nove membros da tripulação, totalizando 132 pessoas, apesar de alguns meios de comunicação chineses terem mencionado 133 pessoas a bordo.

O presidente chinês, Xi Jinping, declarou estar "comovido" e pediu uma investigação para que "sejam determinadas as causas do acidente o quanto antes".

- "Completamente destruído" -
O Boeing 737 caiu em uma zona rural próxima da cidade e provocou um incêndio na montanha, informou a emissora estatal CCTV, que transmitiu imagens de bombeiros a caminho do local do acidente através de uma área montanhosa. As equipes de resgate conseguiram extinguir as chamas.

"Todos os moradores tomaram a iniciativa de ajudar no resgate. Todos foram para a montanha", disse à AFP por telefone o comerciante Tang Min, que mora a cerca de quatro quilômetros do local do acidente.

Um morador da área disse a um site de notícias local que o avião envolvido no acidente estava "completamente destruído" e que viu áreas florestais próximas destruídas pelo fogo causado pela queda na encosta da montanha.

As primeiras informações começaram a circular quando a mídia local informou que o voo MU5735 da China Eastern não havia chegado a Guangzhou conforme programado após decolar de Kunming pouco depois das 13h00 (2h00 no horário de Brasília).

Dos Estados Unidos, a Boeing, fabricante do aparelho, disse que está tentando “reunir mais informações”.

De acordo com a agência financeira Yicai, a China Eastern decidiu suspender todos os seus 737-800 a partir de terça-feira, sem esperar pelos resultados da investigação. A AFP tentou em vão entrar em contato com a empresa para comentar esta informação.

No aeroporto de Cantão, parentes dos passageiros, alguns em lágrimas, se reuniram em uma sala de espera especial, segundo a AFP.

Uma mulher disse à mídia local que deveria estar a bordo do avião acidentado, mas decidiu no último minuto pegar um voo mais cedo.No entanto, ela aguardava "notícias" de sua irmã e quatro amigos.

Um homem, Ye, disse à AFP que um colega estava a bordo. "Quando ouvimos a notícia... ligamos para ele por horas seguidas, mas ele não respondeu", acrescentou.

Nos últimos anos, a China manteve bons padrões de segurança da aviação, em um país repleto de aeroportos recém-construídos e coberto por novas companhias aéreas estabelecidas para atender ao crescimento vertiginoso do país nas últimas décadas.

O último grande acidente de avião na China foi em agosto de 2010, com um saldo não confirmado de 42 vítimas.

Foi o acidente mais recente envolvendo um voo comercial chinês de passageiros a causar vítimas civis.

O acidente envolvendo um voo comercial chinês mais mortal foi um acidente da China Northwest Airlines em 1994, no qual todas as 160 pessoas a bordo morreram.

A maioria dos passageiros a bordo do voo MH370 da Malaysia Airlines, que desapareceu em março de 2014 na rota de Kuala Lumpur para Pequim, era da China.
 

Tags

Autor