bilionário

Quem é Elon Musk, homem mais rico do mundo e novo dono do Twitter

De empresário excêntrico a homem mais rico do mundo, Elon Musk gosta de sonhar alto e hoje em dia é onipresente

Amanda Azevedo
Cadastrado por
Amanda Azevedo
Publicado em 25/04/2022 às 17:10 | Atualizado em 25/04/2022 às 21:12
BRENDAN SMIALOWSKI / AFP
Elon Musk é a pessoa mais rica do mundo - FOTO: BRENDAN SMIALOWSKI / AFP
Leitura:

Conquista do espaço: feito. Disrupção da indústria automobilística: feito. Assumir o controle do Twitter: feito. De empresário excêntrico a homem mais rico do mundo, Elon Musk gosta de sonhar alto e hoje em dia é onipresente.

Duas décadas depois de acumular seus primeiros milhões, o sul-africano se tornou no ano passado a pessoa mais rica do mundo, arrebatando o posto de Jeff Bezos, da Amazon, após a ascensão meteórica da Tesla, sua empresa de automóveis elétricos, fundada em 2003.

A última grande reviravolta do bilionário foi o anúncio, nesta segunda-feira (25), da compra do Twitter por US$ 44 bilhões.

Dias atrás, este homem de 50 anos era notícia quando a Tesla inaugurou uma "gigafábrica" do tamanho de 100 campos de futebol no Texas, onde a empresa tem agora sua sede e o próprio Musk se mudou da Califórnia.

Ao mesmo tempo, sua empresa de transporte espacial SpaceX rompia outro limite como sócia de uma iniciativa para enviar a primeira missão totalmente privada à Estação Espacial Internacional.

Musk também é notícia em temas menos lisonjeiros: a Tesla enfrentou uma série de ações por discriminação e assédio contra trabalhadores negros, bem como de assédio sexual.

Paralelamente ao fluxo de notícias empresariais, a personalidade do bilionário flerta com a polêmica através de um estilo desenfreado no Twitter. Sua determinação em viver segundo suas próprias regras também na esfera privada mantém ocupada a imprensa de fofocas.

Recentemente soube-se que Musk teve um segundo filho com sua companheira, a cantora Grimes: uma menina a quem chamaram Dark Sideræl Musk, embora os pais - que mantêm um relacionamento de rompimentos e reconciliações - a chamarão de Y.

Espera-se, inclusive, que apareça pessoalmente ou não no julgamento por difamação que contrapõe Johnny Depp e sua ex-esposa, Amber Heard, que anteriormente saiu com Musk.

De um lado ou outro, Musk se tornou uma das personalidades mais onipresentes da nossa época. Como chegou até aqui?

- Para Marte... E além? -

Nascido em Pretória em 28 de junho de 1971, filho de um engenheiro sul-africano e uma modelo canadense, Musk deixou a África do Sul ao final da adolescência para frequentar a Universidade de Queen, em Ontário.

Depois de dois anos, transferiu-se para a Universidade da Pensilvânia e se formou em física e negócios.

Após se formar na prestigiosa universidade da Ivy League, abandonou os planos de continuar estudando na Universidade Stanford.

Fundou, então, a Zip2, uma empresa de software de edição on-line para meios de comunicação.

Antes de completar 30 anos, ganhou seus primeiros milhões quando vendeu a Zip2 para o fabricante americano de computadores Compaq por mais de 300 milhões de dólares, em 1999.

A companhia seguinte de Musk, X.com, acabou fundindo-se com a PayPal, empresa de pagamentos online comprada pelo eBay, o gigante dos leilões pela internet, por 1,5 bilhão de dólares em 2002.

Após deixar o PayPal, Musk se envolveu em uma série de empreendimentos cada vez mais ambiciosos.

Ele fundou a SpaceX em 2002, empresa da qual agora é diretor-executivo e de tecnologia, e se tornou presidente da fabricante de veículos elétricos Tesla em 2004.

Depois de algumas falhas e quase acidentes, a SpaceX aperfeiçoou a arte de fazer pousar foguetes em solo ou plataformas marítimas, tornando-os reutilizáveis. No fim do ano passado, enviou quatro turistas ao espaço, na primeira missão orbital sem astronautas profissionais a bordo.

A empresa de Musk, chamada de forma irônica de The Boring Company (a empresa enfadonha), está promovendo um sistema de transporte ferroviário ultrarrápido, o Hyperloop, que transportaria passageiros com velocidades quase supersônicas.

E o empresário tem dito que quer transformar os humanos em uma "espécie interplanetária", estabelecendo uma primeira colônia em Marte.

Para isso, a SpaceX está desenvolvendo um protótipo de foguete, o Starship, que prevê levar tripulantes e carga para a Lua, Marte e além. O bilionário diz ter "confiança" em que um teste orbital vá ocorrer ainda este ano.

Musk tem nacionalidade americana, canadense e sul-africana, casou-se e divorciou-se três vezes, uma com a escritora canadense Justine Wilson e duas com a atriz Talulah Riley. Ele tem sete filhos - o oitavo morreu ainda criança.

A Forbes estima o valor líquido de sua fortuna em 265 bilhões de dólares.

Comentários

Últimas notícias