DOCE SKITTLES

BALAS SKITTLES podem ser tiradas do mercado devido a toxina: "impróprias para consumo humano"

Uma denúncia contra as balas Skittles diz que a empresa de doces "desrespeitou sua própria promessa aos consumidores"

Julianna Valença
Cadastrado por
Julianna Valença
Publicado em 29/07/2022 às 10:11 | Atualizado em 29/07/2022 às 10:45
UNSPLASH
Balas Skittles podem ser retiradas do mercado - FOTO: UNSPLASH
Leitura:

As coloridas balas Skittles correm risco de saírem das prateleiras dos supermercados nos Estados Unidos. Isso porque o doce tem ganhado destaque nas manchetes de nutrição como alimento “impróprio para consumo humano” por causa da presença de uma “conhecida toxina” chamada dióxido de titânio.

Segundo o processo de ação coletiva, aberto em 14 de julho no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Norte da Califórnia, a Mars Inc., fabricante dos doces, havia até se comprometido publicamente em 2016 a eliminar a substância de seus produtos devido aos problemas de saúde provocados pelo composto químico.

No entanto, de acordo com a denúncia, a empresa de doces “desrespeitou sua própria promessa aos consumidores” e continuou a vender Skittles com dióxido de titânio, representando um “risco significativo para a saúde de consumidores desavisados”.

DIÓXIDO DE TITÂNIO

O dióxido de titânio é um composto químico, derivado de um mineral natural. A substância é processada e usada como aditivo de cor, agente antiaglomerante e branqueador.

O composto está presente em milhares de produtos alimentícios, como gomas de mascar, molhos para saladas, geleias, assados e laticínios, como queijo cottage e sorvetes.

Desde 1966, a agência reguladora americana Food and Drug Administration (FDA) reconheceu o uso de dióxido de titânio na alimentação humana como seguro, desde que não exceda 1% do peso do alimento. No entanto, seu impacto na saúde é questionado por diversos estudos posteriores.

Comentários

Últimas notícias