APOIO

GUERRA: Ucrânia recebe pelo menos mais US$ 4,3 bilhões

De acordo com o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA, na sigla em inglês), 11,7 milhões de pessoas receberam no país algum tipo de ajuda

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 08/08/2022 às 22:47 | Atualizado em 09/08/2022 às 0:25
Sergei SUPINSKY / AFP
Rússia faz novo bombardeio contra cidade ucraniana - FOTO: Sergei SUPINSKY / AFP
Leitura:

As Nações Unidas revisaram, nesta segunda-feira (8), as necessidades de ajuda humanitária de emergência para a Ucrânia, elevando o valor a 4,3 bilhões de dólares até o fim do ano.

"As necessidades financeiras passaram de 2,25 bilhões [estimados em abril] para 4,3 bilhões", declarou, em seu encontro diário com a imprensa, Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres.

A demanda de recursos que a organização previu em abril cobria o período de março a agosto, mas agora as necessidades foram estendidas até o final do ano "devido ao agravamento da situação" e à chegada do frio, explicou.

"Mais de um quarto da população ucraniana - 17,7 milhões de homens, mulheres e crianças - precisará de ajuda humanitária nos próximos meses, ou seja, cerca de 2 milhões a mais que as estimativas de abril", insistiu.

De acordo com o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA, na sigla em inglês), 11,7 milhões de pessoas receberam no país algum tipo de ajuda humanitária ao menos uma vez entre o fim de fevereiro e o fim de julho.

E após cinco meses de guerra, "as necessidades continuam aumentando", afirma em seu relatório de avaliação das necessidades publicado nesta segunda.

"Milhares de pessoas sofreram meses de hostilidades intensas, sem acesso adequado a alimentos, água, cuidados médicos, educação e outros serviços essenciais", acrescenta o texto.

Desde o primeiro chamado lançado pela ONU, foram arrecadados 2,38 bilhões de dólares, um apoio "sem precedentes", disse Dujarric.

Secretário-geral da ONU faz alerta sobre central nuclear na Ucrânia

Estados Unidos mandam mais dinheiro para a Ucrânia 

O Pentágono anunciou, nessa segunda-feira (8), um novo pacote de ajuda militar de US$ 1 bilhão que inclui mísseis para os sistemas americanos de artilharia de precisão, o Himars.

Também prevê o envio de mísseis adicionais de curto e médio alcance para os sistemas de defesa antiaérea NASAMS, assim como mísseis antitanque Javelin, detalhou o Departamento de Defesa americano em comunicado.

Além disso, a Ucrânia receberá 75.000 obuses de 155 mm, destinados aos sistemas de artilharia ocidentais que possui, e cerca de 50 veículos médicos blindados.

 

Comentários

Últimas notícias