RAINHA ELIZABETH

Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos, tendo reinado mais duradouro da história

Rainha Elizabeth II tinha 96 anos e estava sob cuidados no Palácio de Balmoral, na Escócia

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 08/09/2022 às 14:36 | Atualizado em 09/09/2022 às 13:45
REPRODUÇÃO DO INSTAGRAM
Rainha Elizabeth II - FOTO: REPRODUÇÃO DO INSTAGRAM
Leitura:

Com AFP

Morreu a Rainha Elizabeth II, na tarde desta quinta-feira (8). A monarca tinha 96 anos e estava sob cuidados no Palácio de Balmoral, na Escócia.

"A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã", diz o comunicado. Elizabeth teve o reinado mais longo da Inglaterra: 70 anos.

A saúde de Elizabeth II piorou consideravelmente nos últimos dias.

Na terça-feira, ela recebeu o primeiro-ministro demissionário, Boris Johnson, e sua sucessora, Liz Truss, em seu castelo escocês em Balmoral, para evitar uma viagem de 800 km até Londres.

Dois dias depois, a casa real anunciou que seus médicos estavam "preocupados com a saúde de sua majestade e recomendaram que ela permanecesse sob vigilância médica" em Balmoral, para onde seus filhos e netos viajaram imediatamente.

Isso incluiu o príncipe Harry e sua esposa Meghan, que estavam em Londres para um evento de caridade, apesar de residirem na Califórnia desde que deixaram a monarquia britânica em 2020, causando um duro golpe na instituição.

A viagem à Escócia para o casal, que não está em boas relações com a família real, agravou as preocupações levantadas por uma declaração já incomum de Buckingham.

A saúde da rainha, que, apesar da idade avançada, mantinha até então uma agenda bastante movimentada, começou a preocupar o país quando, em 20 de outubro, depois de cancelar uma viagem oficial à Irlanda do Norte, aceitou "com relutância o conselho médico de descanso", passando uma noite internada para exames médicos cuja natureza nunca foi especificada.

A notícia só veio a ser conhecida quando, diante de um vazamento para a imprensa, o palácio real teve que admitir que ela não estava simplesmente descansando como havia sugerido.

Desde então, a rainha teve que abrir mão de eventos como a conferência climática da ONU, realizada em novembro de 2021 em Glasgow, as habituais celebrações de Natal e o tradicional discurso do trono, com o qual inaugurava a nova sessão parlamentar todos os anos, sendo uma das suas funções constitucionais mais importantes.

 

Conheça a história da Rainha Elizabeth II

Reprodução
Rainha Elizabeth - Reprodução

Elizabeth Alexandra Mary nasceu em Londres, no dia 21 de abril de 1926. Ela era filha de Albert Frederick Arthur George, o duque de York, e de Lady Elizabeth Bowes-Lyon. Durante o nascimento de Elizabeth, o rei do Reino Unido era Jorge V, e seu pai, o duque de York, era o segundo na linha de sucessão ao trono inglês.

Elizabeth virou herdeira direta do trono quando seu tio, Eduardo VIII, abdicou do trono para casar-se com uma norte-americana divorciada chamada Wallis Simpson.

Com isso, Elizabeth tornou-se a herdeira imediata ao trono britânico, já que o seu pai não tinha nenhum filho. Ela tinha 10 anos quando o seu pai foi coroado.

Reprodução
Rainha Elizabeth - Reprodução

 

Elizabeth II subiu ao trono quando tinha apenas 25 anos, quando seu pai, George VI, faleceu em fevereiro de 1952. Mas precisou esperar até junho do ano seguinte para ser coroada a quadragésima soberana da Inglaterra desde William I, o Conquistador em 1066, na primeira e única cerimônia de coroação britânica televisionada.

A partir de então, ela dedicou sua vida incansavelmente aos seus deveres essencialmente cerimoniais e visitas oficiais como chefe de Estado, Comandante-em-Chefe das Forças Armadas, Chefe da Comunidade Britânica e Chefe da Igreja da Inglaterra.

Elizabeth casou-se em 20 de novembro de 1947 com Philip, príncipe da Grécia e da Dinamarca.

A rainha teve quatro filhos: Charles, herdeiro do trono nascido em 1948; Anne, nascida em 1950; Andrew, em 1960; e Edward em 1964, que lhe deram oito netos e doze bisnetos.

Philip faleceu aos 99 anos em 9 de abril de 2021. Ele foram casados por 73 anos.

Desde a morte do marido, o príncipe Philip a rainha vinha diminuindo o número de compromissos oficiais, que se tornaram cada vez mais esparsos na agenda da soberana depois que ela teve covid-19 em 2022.

Ao longo de seu reinado, Elizabeth II se esforçou para manter o prestígio da monarquia.

Quando a princesa Diana, divorciada há alguns anos do príncipe Charles, morreu tragicamente em 1997, os britânicos, chocados, criticaram sua frieza.

Esse episódio foi um duro teste para a instituição, que viveu suas piores horas.

Mas os Windsor aprenderam com seus erros e aos poucos foram recuperando a credibilidade, demonstrando sua capacidade de renovação, principalmente com o suntuoso casamento do príncipe William, filho mais velho de Charles e Diana, com a jovem plebeia Catherine e depois o de seu irmão Harry com a atriz americana Meghan Markle.

Quando Elizabeth celebrou seu Jubileu de Diamante em 2012, sua popularidade estava em alta novamente.

As grandes datas na vida e no reinado de Elizabeth II

21 de abril de 1926: Elizabeth Alexandra Mary nasce na casa londrina do duque e da duquesa de York, os futuros rei George VI e rainha Elizabeth. Sua irmã Margaret nasce em 1930.

11 de dezembro de 1936: a jovem Elizabeth se torna herdeira da coroa quando seu pai chega ao trono após a abdicação de seu tio Edward VIII, que renunciou para casar com a divorciada americana Wallis Simpson.

21 de abril de 1947: durante uma viagem à Cidade do Cabo (África do Sul) com sua família, Elizabeth se compromete, em seu aniversário de 21 anos em um discurso transmitido por rádio, a dedicar sua vida a serviço do povo.

20 de novembro de 1947: Elizabeth se casa com o príncipe Philip da Grécia e Dinamarca, seu primo de terceiro grau. O príncipe Charles, herdeiro do trono, nasce em 1948, seguido por Anne em 1950, Andrew em 1960 e Edward em 1964.

6 de fevereiro de 1952: quando estava no Quênia com Philip, em substituição ao pai doente durante uma viagem oficial pela Commonwealth, é informada sobre a morte do rei e vira rainha com apenas 25 anos.

2 de junho de 1953: após o período de luto, ela é coroada rainha. A cerimônia, na abadia de Westminster, é transmitida ao vivo no rádio e na televisão.

1977: A rainha celebra o jubileu de prata (25 anos no trono), acompanhado por 500 milhões de espectadores na televisão. O grupo "Sex Pistols" estraga em parte a festa com a canção "God Save The Queen", na qual chama a monarquia de "regime fascista".

1981: o "casamento do século" de Charles com Diana Spencer. O desentendimento do casal, rapidamente evidente, é um duro golpe para a monarquia.

25 de dezembro de 1992: a rainha cita o "annus horribilis" em seu discurso de Natal, marcado pelas separações de Charles e Andrew, assim como divórcio de Anne e um incêndio no Castelo de Windsor.

Charles e Diana se divorciaram em 1996, quatro anos após a sua separação, e o herdeiro do trono se casou em 2005 com Camilla Parker Bowles, sua amante de longa data, durante uma cerimônia privada.

31 de agosto 1997: morte da princesa Diana em um acidente de carro em Paris. A fria reação da soberana, que contrasta com a comoção popular, gera críticas.

2002: morte de sua irmã Margaret, em 9 de fevereiro, pouco antes da morte de sua mãe, a "rainha-mãe", em 30 de março, aos 101 anos.

29 de abril de 2011: o casamento de seu neto William, segundo na linha de sucessão, com Kate Middleton, uma união de conto de fadas na abadia de Westminster é acompanhado por dois bilhões de telespectadores.

Maio de 2011: Elizabeth II faz uma visita histórica de reconciliação à República da Irlanda, a primeira de um monarca britânico desde a independência em 1922. Em um discurso com palavras em irlandês, expressa a "profunda compaixão" pelas vítimas de uma turbulenta história comum.

Junho de 2012: quatro dias de grandes celebrações em Londres para o jubileu de diamante (60 anos de reinado) da soberana.

22 de julho de 2013: nascimento do príncipe George, primeiro filho de William e de Kate, bisneto da rainha, que já tem três gerações de herdeiros diretos ao trono. O casal teve Charlotte em 2015 e Louis em 2018.

9 de setembro de 2015: Elizabeth II se torna a monarca britânica mais longeva da história, batendo da tataravó Victoria.

19 de maio de 2018: seu neto Harry se casa com a atriz americana negra Meghan Markle, o que é considerado um símbolo da modernização da monarquia britânica.

31 de janeiro de 2020: após quatro anos de um processo político agitado, o Reino Unido abandona a União Europeia e concretiza o Brexit, que divide sua população.

31 de março de 2020: Harry e Meghan abandonam a monarquia e se mudam para os Estados Unidos, de onde criticam publicamente a família real, com acusações de racismo contra uma pessoa não identificada.

9 de abril de 2021: morre seu marido, o príncipe Philip, aos 99 anos, o que deixa um "enorme vazio" na vida da monarca.

6 de fevereiro de 2022: Elizabeth II se torna a primeira monarca britânica a alcançar 70 anos de reinado, mas precisa reduzir muito sua agenda devido aos crescentes problemas de saúde.

2 a 5 de junho de 2022: O país celebra seu Jubileu de Platina, no qual ela faz apenas duas breves aparições para acenar da sacada do Palácio de Buckingham.

8 de setembro de 2022: a rainha Elizabeth morre aos 96 anos cercada por sua família em sua residência de verão em Balmoral, na Escócia, depois que os médicos alertaram horas antes sobre seu estado de saúde.

Comentários

Últimas notícias