REINO UNIDO

MORTE RAINHA ELIZABETH II: populares enfrentam fila de até 8 km para ver caixão da monarca

A morte da monarca aos 96 anos, há apenas uma semana, encerrou o reinado mais longo da história do Reino Unido

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 15/09/2022 às 19:17 | Atualizado em 15/09/2022 às 19:17
JUSTIN TALLIS / AFP
FILA QUILOMETRICA EM LONDRES PARA DESPEDIDA DA RAINHA ELIZABETH II - FOTO: JUSTIN TALLIS / AFP
Leitura:

Com informações da AFP

A rainha Elizabeth II será sepultada na segunda-feira (19) em uma cerimônia privada no Castelo de Windsor, revelou a Casa Real nessa quinta-feira (15), enquanto milhares de pessoas desfilavam interminavelmente por sua capela ardente em Londres depois de superar uma fila de oito quilômetros.

A morte da monarca aos 96 anos, há apenas uma semana, encerrou o reinado mais longo da história do Reino Unido - 70 anos -, e sua vida merece "uma homenagem apropriada", explicou Edward Fitzalan-Howard, duque de Norfolk, que prepara o funeral há 20 anos.

"O respeito, a admiração e o carinho que se professaram pela rainha fazem da nossa tarefa (...) uma honra e uma grande responsabilidade", acrescentou em reunião informativa com a imprensa.

Será sepultada na segunda à 19h30 (15h30 de Brasília) em uma cerimônia privada na capela familiar da igreja de Saint George, no castelo de Windsor, após o funeral de Estado durante a manhã em Londres.

Três dias antes, na sexta-feira (16), também às 19h30 locais, seus filhos, liderados pelo primogênito, o rei Charles III, participarão na cerimônia que é conhecida como "vigília dos príncipes".

A rainha descansará nesta capela com seu pai George VI, seu marido Philip de Edimburgo, sua mãe Elizabeth e sua irmã Margaret.

Após o serviço religioso, o caixão de Elizabeth II percorrerá as ruas de Londres em um cortejo fúnebre que terminará no Wellington Arch, no Hyde Park, de onde partirá para Windsor.

Quinze por cento dos voos que saem ou chegam de Heathrow, cerca de 150, sofrerão alterações para não perturbar os momentos mais solenes da despedida, anunciou o principal aeroporto de Londres.

O príncipe William, herdeiro da coroa, comentou que seguir o caixão de sua avó despertou memórias ruins do momento de Diana.

Comentários

Últimas notícias