ELEIÇÕES EUA

RESULTADOS ELEIÇÕES DOS EUA: veja os resultados das eleições dos EUA

Os primeiros resultados começaram a ser conhecidos a partir das 20h00 (22h00, no horário de Brasília)

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 08/11/2022 às 22:51 | Atualizado em 08/11/2022 às 22:54
Anna Rose Layden/Getty Images via AFP
Eleições de meio nos EUA - FOTO: Anna Rose Layden/Getty Images via AFP
Leitura:

AFP

Milhões de americanos votaram nesta terça-feira (8) em eleições cruciais para a presidência do democrata Joe Biden e as ambições de seu rival republicano Donald Trump, que cogita a ideia de reconquistar a Casa Branca em 2024.

Os primeiros resultados começaram a ser conhecidos a partir das 20h00 (22h00, no horário de Brasília), mas pode levar dias para o desfecho dos duelos mais acirrados, como nos estados da Geórgia e Pensilvânia.

Mais de 40 milhões de eleitores votaram antecipadamente e, nesta terça-feira, longas filas se formaram nos locais de votação logo nas primeiras horas do dia.

"Houve muita tensão e desinformação" durante a campanha, lamentou Robin Ghirdar, um médico de 61 anos que foi votar pelos democratas em Pittsburgh, Pensilvânia.

Os resultados serão atualizados, mais abaixo, ainda nesta matéria, assim que forem divulgados

QUEM DISPUTA:

Concretamente, as eleições de meio de mandato são definidas em alguns estados-chave, os mesmos da votação presidencial de 2020.

Todos os olhos estão voltados para a Pensilvânia, antigo reduto da indústria siderúrgica, onde o milionário cirurgião republicano Mehmet Oz, apoiado por Donald Trump, enfrenta o democrata John Fetterman, ex-prefeito de uma pequena cidade, pela cadeira mais disputada do Senado.

O resultado nesta eleição pode definir o equilíbrio de poder no Senado.

Assim como em 2020, a Geórgia também chama a atenção. O democrata Raphael Warnock, o primeiro senador negro eleito neste estado do sul com um forte passado segregacionista, tenta a reeleição contra Herschel Walker, afro-americano e ex-jogador de futebol americano, que tem o apoio de Trump.

Arizona, Ohio, Nevada, Wisconsin e Carolina do Norte também são cenários de disputas acirradas entre os democratas e os candidatos apoiados por Donald Trump, que juram lealdade absoluta ao ex-presidente.

As campanhas custaram centenas de milhões de dólares e transformaram estas eleições de meio de mandato nas mais caras da história dos Estados Unidos.

VEJA OS PRIMEIROS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES NOS EUA:

O republicano Ron DeSantis, possível adversário de Donald Trump para a indicação presidencial republicana nas eleições de 2024, foi reeleito governador da Flórida nesta terça-feira (8), segundo a mídia americana.

Uma estrela em ascensão dos republicanos, DeSantis, 44 anos, sem surpresa, prevaleceu neste estado conservador sobre o ex-governador Charlie Crist, um ex-republicano que mudou de partido, segundo a ABC e a CNN.

A democrata Maura Healey se tornou a primeira governadora abertamente lésbica eleita nos Estados Unidos nesta terça-feira (8), depois de derrotar o republicano Geoff Diehl, apoiado pelo ex-presidente Donald Trump, no estado de Massachusetts, segundo vários meios de comunicação.

Healy, 51, venceu confortavelmente seu adversário e garantiu para os democratas esse importante estado, que estava nas mãos dos republicanos.

 

Comentários

Últimas notícias