ELEIÇÕES PORTUGAL

Portugueses se preparam para ir às urnas

Atualmente, a Assembleia da República é composta por 230 deputados, em sua maioria unidos por uma coalizão centro-esquerda

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 08/03/2024 às 22:04
Notícia
X

Os portugueses se preparam para ir às urnas neste domingo (10). Ao todo, serão eleitos 230 deputados para a Assembleia da República. No sistema eleitoral português, o semipresidencialismo, um partido tem que ganhar mais da metade dessas vagas para poder governar sozinho - a escolha dos eleitores se dá pelo partido.

PARLAMENTO PORTUGUÊS

Atualmente, a Assembleia da República é composta por 230 deputados. No entanto, a Constituição estabelece que a sua composição pode variar entre um mínimo de 180 e um máximo de 230 Deputados. Os Deputados são eleitos por listas apresentadas por partidos, ou coligações de partidos, em cada círculo eleitoral. A conversão dos votos em mandatos faz-se de acordo com o sistema de representação proporcional.

Os Deputados representam todo o país e não apenas os cidadãos do círculo eleitoral pelo qual foram eleitos. O mandato é de quatro anos, correspondendo ao período da Legislatura.

QUEM ESTÁ NA DISPUTA

As pesquisas eleitorais apontam acirramento pela maioria dos assentos do parlamento entre a Aliança Democrática (AD) (coligação entre o Partido Social Democrata (PSD), o Partido Popular (CDS) e o Partido Popular Monárquico PPM). e o Partido Socialista (PS). As atenções também se voltam para o avanço do ultradireitista Chega, que em 2022 já garantiu 12 vagas na Assembleia da República. 

O número de eleitores inscritos para a eleição de domingo é de 10.821.244. O parlamento teria mandato até 2026, mas foi dissolvido depois que o primeiro-ministro, António Costa, se demitiu em novembro de 2023 em função de uma operação do Ministério Público português contra corrupção.

Com informações da Assembleia da República

 

Tags

Autor