Um helicóptero da Presidência iraniana sofreu um "acidente" neste domingo (19) no noroeste do país. Ainda não se sabe se o presidente, Ebrahim Raisi, estava a bordo, anunciaram os meios de comunicação oficiais.
"Algumas informações não confirmadas indicam que o helicóptero que transportava o presidente Raisi sofreu um acidente na província do Azerbaijão Oriental", disse a televisão estatal, acrescentando que operações para localizá-lo estavam "em andamento".
A agência de imprensa oficial IRNA informou depois que Raisi, assim como o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, estavam entre os passageiros.
Raisi viajou neste domingo à província do Azerbaijão Oriental, onde inaugurou uma barragem ao lado do presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, na fronteira entre os dois países.
A televisão estatal indicou que uma espessa neblina dificultava as buscas na região montanhosa.
Raisi, um aiatolá de 63 anos, é presidente do Irã desde 2021.
Resgate difícil
As equipes de resgate no Irã estão tentando chegar ao helicóptero envolvido em "um incidente" enquanto viajava com uma comitiva que incluía o presidente Ebrahim Raisi, informou a televisão estatal no domingo.
A televisão afirmou que o helicóptero teve um "pouso forçado", sem dar outros detalhes sobre o assunto. Raisi estava viajando na província do Azerbaijão Oriental, no Irã.
Não há nenhuma explicação até o momento sobre o que aconteceu com o helicóptero, nem sobre quem estava a bordo. Agências de notícias semioficiais ofereceram explicações variadas sobre o que estava acontecendo.