RELIGIÃO

Carlo Acutis: fragmento do corpo do beato adolescente Carlo Acutis é doado ao Brasil e ficará exposto no Grande Recife

Relíquia chegou ao Recife nesta terça-feira (21) e foi levada para a Comunidade Obra de Maria, onde ficará na Matriz da Paróquia São João Paulo II, em São Lourenço da Mata

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 21/05/2024 às 17:41
Notícia

Um fragmento do corpo do beato Carlo Acutis, jovem de 15 anos que faleceu de leucemia em 2006 e foi beatificado pela Igreja Católica em 2020, foi doado pela mãe do jovem, Antonia Acutis, ao Brasil. A relíquia é um presente a todos os brasileiros que viraram devotos do jovem beato, cada dia mais celebrado pelo mundo.

O fragmento chegou ao Recife nesta terça-feira (21) e foi levado para a Comunidade Obra de Maria, onde ficará na Matriz da Paróquia São João Paulo II, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. A visitação começará no domingo (26/5), das 8h às 12h.

São fios de cabelo do jovem beato, que ficou conhecido como o “santo blogueiro” por documentar milagres eucarísticos e as aparições da Virgem Maria pelo mundo, publicando-as em um site próprio. O corpo de Carlo Acutis está exposto no Santuário do Despojamento, na Igreja Santa Maria Maggiore (Santa Maria Maior), em Assis, na Itália.

A doação aconteceu durante o 12º Congresso Internacional de Pentecostes, realizado nos dias 18 e 19 de maio, em Assis. Antonia Acutis confiou a relíquia de primeiro grau do beato Carlo Acutis aos missionários da Comunidade Obra de Maria.

A ação faz parte das atividades de veneração e devoção ao Beato Carlo Acutis, conhecido por sua profunda fé e dedicação à Eucaristia. Por isso, a Comunidade Obra de Maria está convidando todos os fiéis para participar do momento em que a relíquia será exposta.

MILAGRE DE CARLO ACUTIS NO BRASIL

Reprodução
Antonia Acutis, mãe do beato Carlo Acutis, pretende visitar o Brasil em janeiro - Reprodução

Um dos milagres relacionados ao jovem e que teria sido fundamental para torná-lo beato aconteceu no Brasil. Por isso, o gesto da mãe de Carlo Acutis em doar a relíquia à Obra de Maria. Acredita-se que um menino de sete anos que sofria de uma rara doença no pâncreas teria sido curado depois que seu avô tocou as roupas de Acutis e pediu pela cura do neto. As roupas estavam expostas em uma paróquia em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde a criança reside.

Segundo o fundador da Comunidade Obra de Maria, Gilberto Barbosa, Antonia Acutis tem o desejo de visitar o Brasil e, especialmente, a família do jovem curado. Essa visita ao País estaria para acontecer em janeiro de 2025. “Ela tem o sonho de visitar a família do garoto e aguarda o processo para que Carlo Acutis vire santo. Viria para o aniversário da Obra de Maria, que vai ser uma grande celebração no País”, adiantou.

ENTENDA O QUE SÃO RELÍQUIAS DE PRIMEIRO GRAU

Roberta Soares/JC
Gilberto Barbosa, fundador da Obra de Maria, e Antonia Acutis, mãe do beato Carlo Acutis - Roberta Soares/JC

No contexto católico, uma relíquia de primeiro grau é um fragmento do corpo de um santo, geralmente cabelos e ossos. Estas relíquias são veneradas com grande respeito pelos fiéis porque a igreja afirma que os corpos dos santos foram templos do Espírito Santo e instrumentos para realizar boas obras.
Além das relíquias de primeiro grau, existem também relíquias de segundo grau (objetos de uso pessoal do santo) e de terceiro grau (objetos que tocaram o corpo do santo). A veneração de relíquias tem referências bíblicas.

MÃE DE CARLO ACUTIS PARTICIPOU DO CONGRESSO DE PENTECOSTES

Reprodução
beato Carlo Acutis, adolescente católico italiano, nascido no Reino Unido, que faleceu de leucemia em 2006, aos 15 anos, e foi beatificado pela Igreja Católica em 2020 - Reprodução

A mãe do beato Carlo Acutis, inclusive, foi uma das surpresas da celebração de Pentecostes. Antonia Acutis emocionou as 1.500 pessoas presentes no evento com seu depoimento. “Meu filho adorou o Espírito Santo a cada dia de sua vida e buscou viver cada dia como se fosse o último. Ele me ensinou que quem tem medo de morrer não tem fé. O Espírito Santo e o Sacramento são os remédios do mundo”, declarou Antonia.

*A jornalista viajou à Itália a convite da Obra de Maria

Tags

Autor