opinião

OAB e o malefício da ignorância

A atuação política do homem é inerente a qualquer coletividade, no sentido da demonstração de interesse naquilo que acontece fora da própria caixa

Gustavo Henrique de Brito Alves Freire
Cadastrado por
Gustavo Henrique de Brito Alves Freire
Publicado em 03/03/2022 às 6:06 | Atualizado em 03/03/2022 às 8:31
PIXABAY
Advocacia é indispensável à administração da Justiça - FOTO: PIXABAY
Leitura:

É comum para quem vivencia o voluntariado de OAB ouvir ou ler que a entidade intromete-se com frequência aonde não é da sua alçada, em especial na Política. Nessas horas, de fato, é quando mais se constata o malefício da ignorância.

A atuação política do homem, porém, é inerente a qualquer coletividade, no sentido da demonstração de interesse naquilo que acontece fora da própria caixa.

A diferença está entre os que se entregam construtivamente ao debate e os que se deixam arrastar pelas tentações subjacentes a ele, fazendo vista grossa a práticas que desafiam a decência.

Nesse horizonte, a OAB é o que sempre foi na sua essência: a casa das liberdades, e, nisso, de vocação progressista, que não aceita a misoginia, a xenofobia, o ódio, que não professa predileção por esta ou aquela legenda ou por este ou aquele pseudo salvador da pátria, mas uma sentinela da cidadania, com a qual as justas agendas sempre hão de poder contar.

Se em um primeiro momento a Ordem apoiou o movimento golpista de 64, logo caiu em si e passou a denunciar seus abusos, que não foram poucos. Raras as profissões que se viram tão perseguidas e ainda o são em quadras de relativização das garantias do Estado de Direito quanto a dos Advogados. Não foi diferente disso naqueles 21 anos por aqui, e não o é na era moderna, seja aonde for.

Não sem razão, quando não se consegue sufocar uma força indomável como a OAB, busca-se anestesiá-la. Os alvos são sempre os mesmos: o Exame de Ordem, a anuidade paga pelos seus inscritos e o controle externo das suas finanças. O plano é mirar nas fundações que a sustentam e que residem, precisamente, na sua independência.

Mas a OAB vem resistindo com bravura e continuará a resistir e a ladear a sociedade nos enfrentamentos necessários à proteção do núcleo da Constituição de 1988, e, nesse sentido, as eleições que se aproximam, no segundo semestre, serão a prova de fogo. Não dá para errar no cara a cara com a urna.

Somos senhores das nossas escolhas, mas escravos, reféns e subalternos das suas consequências. Sempre oportuno lembrarmo-nos todos nisso.

Gustavo Henrique de Brito Alves Freire, advogado

Comentários

Últimas notícias