Opinião

Advogar e empreender

"Assim como a maioria dos recém-graduados no curso de Direito, vi-me, 20 anos atrás, em uma encruzilhada: seguir pelo caminho dos concursos públicos ou optar pela advocacia privada?". Leia o artigo completo do presidente da OAB-PE, Bruna Baptista

BRUNO BAPTISTA
Cadastrado por
BRUNO BAPTISTA
Publicado em 01/03/2021 às 7:20
Pixabay
Bacharéis em Direito enfrentam dilema: fazer concurso público ou empreender? - FOTO: Pixabay
Leitura:

Assim como a maioria dos recém-graduados no curso de Direito, vi-me, 20 anos atrás, em uma encruzilhada: seguir pelo caminho dos concursos públicos ou optar pela advocacia privada? A primeira opção, à primeira vista, parecia ser mais sedutora, especialmente em razão da estabilidade financeira proporcionada pelo cargo público e o fato de não ter parentes na área jurídica o que, em tese, dificultaria a obtenção do sucesso na advocacia. Mas, segui o meu coração e terminei não por escolher, mas por me apaixonar pela advocacia.

E uma das grandes dificuldades que senti - e sinto até hoje - é que não somos preparados nem muito menos incentivados a empreender na advocacia. Como se inserir em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e seletivo, principalmente em relação aos jovens, a quem se exige uma experiência profissional que ainda não conseguiu? O empreendedorismo pode ser uma das saídas.

Por isso, uma das maiores missões da nossa gestão na OAB Pernambuco seria a de criar um programa que incentivasse a jovem advocacia, assim considerada aquela com até cinco anos de inscrição na OAB, independentemente da idade, a empreender. E começamos a escutar os principais interessados para, junto com eles, formatar um programa de estímulo ao empreendedorismo jurídico. Assim nasceu o "Advogar e Empreender".

Com a indispensável parceria da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco - CAAPE e da Escola Superior da Advocacia Professor Ruy Antunes - ESA, o programa "Advogar e Empreender" oferece uma rede de apoio voltada especialmente para a jovem advocacia: ampliação nos descontos concedidos na anuidade, que podem chegar a 50%, a depender do ano de inscrição; redução em 50% da taxa de registro de sociedades de jovens advogados; assessoria contábil a valores subsidiados; promoção do curso "advocacia na prática", com matérias não vistas na faculdade e indispensáveis para a advocacia, como marketing jurídico, precificação de honorários, realização de audiências, sustentação oral, dentre outras; fornecimento do primeiro token e certificado digital a valores subsidiados; programa de acompanhamento processual e muitas outras ações.

O "Advogar e Empreender" da OAB-PE, que será lançado neste mês de março, representará um marco histórico no apoio à jovem advocacia que, indiscutivelmente, é aquela que mais precisa do seu órgão de classe. O Papa Francisco disse, certa feita, que "a juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo". Com o lançamento deste programa, estamos dando a nossa contribuição para que grandes talentos possam seguir os seus corações e vocações para se lançar no difícil (mas apaixonante) mundo da advocacia, descortinando um mundo novo, sempre contando com a OAB/PE cada vez mais próxima e presente.

Bruno Baptista é presidente da OAB-PE

 *Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

Comentários

Últimas notícias