ARTIGO

Lockdown no paredão

"Diz a máxima que nem Cristo agradou a todos. Pode-se facilmente estendê-la ao lockdown". Leia a opinião de Gustavo Henrique de Brito Alves Freire

Gustavo Henrique de Brito Alves Freire
Cadastrado por
Gustavo Henrique de Brito Alves Freire
Publicado em 23/03/2021 às 6:11
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Pernambuco está em quarentena até o dia 28 de março - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Leitura:

Diz a máxima que nem Cristo agradou a todos. Pode-se facilmente estendê-la ao lockdown, estrangeirismo vocabular que se popularizou graças à pandemia.

De tanto que o termo é falado e repetido, mesmo quem não domina a língua inglesa faz ideia do que ele significa. Lockdown é a versão mais rígida do distanciamento social. É uma imposição do Estado que remete à noção de bloqueio total. No cenário pandêmico, é a mais rigorosa a ser tomada e serve para desacelerar a propagação do novo coronavírus (a curva epidêmica), quando as medidas de isolamento e de quarentena não são suficientes e os casos de contágio aumentam vertiginosamente.

É notório que o lockdown não alcança e está longe de alcançar a unanimidade. O que parece não tão polêmico é que ele deve ser limitado a situações extremas e que precisa estar acompanhado de um planejamento governamental claro. É essencial saber o que fazer para dar sustentação material às pessoas, desde o pequeno ao micro ao médio ao grande empresário. Não pode existir antagonismo entre saúde e economia. Lockdown não é ilusão coletiva, palpite, intuição, nem teoria.

Se medidas assim podem diminuir substancialmente a taxa de infecção não somente por casos importados, mas também por contaminação local, não devem ser infinitas, nem desacompanhadas da preocupação de amparar o empregador e proteger o emprego.

Não dá para suspender um lockdown e deixar que o vírus se espalhe sem controle, o que acarretará em consequências econômicas desastrosas, nem se pode transferir para o mercado a tarefa de regenerar-se e refazer-se dos ferimentos sozinho.

Salvar vidas, bem assim a economia, é o grande desafio. Vencê-lo, a grande incógnita. Ignorá-lo, o supremo equívoco. O vírus não dorme em serviço. Nem existe civilização sem atividade econômica.

Gustavo Henrique de Brito Alves Freire, advogado

 *Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

Comentários

Últimas notícias