ARTIGO

Com Escola de Líderes, Alepe mostra seu compromisso com democracia, boa política e conhecimento

"A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) criou o Lideralepe. Esta será uma escola de líderes com os objetivos de formar lideranças políticas e de atender a todos aqueles que têm interesse pela boa política. Serão variadas as disciplinas ofertadas gratuitamente aos alunos". Leia o texto de Eriberto Medeiros

Eriberto Medeiros
Cadastrado por
Eriberto Medeiros
Publicado em 01/04/2021 às 6:13
GIOVANNI COSTA/ALEPE
Plenário da Alepe - FOTO: GIOVANNI COSTA/ALEPE
Leitura:

A atividade política é desafiadora. São inúmeros os desafios da sociedade. São variados os nossos deveres perante os eleitores. Ser eleito não é suficiente. Não basta estar no exercício do mandato. Ser político é propor, dialogar, vislumbrar o futuro, aceitar as diferenças, ser tolerante. É trabalhar a cada dia por uma sociedade melhor. É ter coragem.

O século XXI é o século da política. São inúmeras as pesquisas de opinião pública que revelam o declínio da popularidade da democracia em variadas nações. Contudo, tal declínio é pendular. Variados cientistas políticos mostram que crises econômicas possibilitam a diminuição dos adeptos da democracia. Com um simples olhar observamos a intolerância no debate político, independente do país. A democratização das redes sociais tornou visível os ataques e contra-ataques entre pessoas que pensam diferentes.

Diante do quadro de intolerância e descrédito da democracia é necessário a boa política. Esta se caracteriza pelo respeito às opiniões. E pelo diálogo e proposições para as demandas sociais. Quando um político dialoga, respeita o outro e está atento as necessidades da população, a liderança surge. Entra em cena o líder capaz de transformar realidades, de enfrentar crises e de contribuir para o bem-estar da população.

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) criou o Lideralepe. Esta será uma escola de líderes com os objetivos de formar lideranças políticas e de atender a todos aqueles que têm interesse pela boa política. Serão variadas as disciplinas ofertadas gratuitamente aos alunos. Como Sistema eleitorais, Marketing político, Estratégia eleitoral, Políticas públicas, Oratória, Instituições e democracia. Professores mestres e doutores ministrarão aulas. E o curso é organizado pela Escola do Legislativo da Alepe.

Os que desejam entrar na política precisam saber dos desafios em ser político. Do desafio em liderar para transformar e enfrentar crises. Hoje o Brasil está diante de graves crises sanitária e econômica. São os políticos que precisam trazer soluções para elas. São os líderes políticos que têm condições de enfrentá-las com sucesso e eficiência.

Promover a democracia é papel das lideranças políticas. Sem ela, o nosso direito não existe. Sem a formação de novas lideranças políticas, a boa política pode caducar, não ser renovada. A Alepe com a Escola de Líderes mostra o seu compromisso com a democracia, com a boa política e o conhecimento.

Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco

 *Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

Comentários

Últimas notícias