opinião

A energia solar e a conta de luz

"Uma boa alternativa para as empresas é o investimento em energia solar, que é uma fonte renovável cada vez mais utilizada no mundo, juntamente com tecnologias que colaboram para a crescente eficiência desse modelo". Leia a opinião de Guilherme Costa

Guilherme Costa
Cadastrado por
Guilherme Costa
Publicado em 22/01/2022 às 0:00 | Atualizado em 22/01/2022 às 8:23
Foto: Igor Bione/Acervo JC Imagem
A distribuidora de energia pretende atender 500 clientes residenciais em Pernambuco até 2020 com o projeto - FOTO: Foto: Igor Bione/Acervo JC Imagem
Leitura:

Entre os desafios que as empresas enfrentam no dia a dia, estão as variadas contas e tarifas que precisam ser pagas mensalmente. A conta de energia elétrica, por exemplo, tem sido grande motivo de preocupação, já que é uma das responsáveis pela alta de inflação no Brasil, que foi de 10,74%, o qual, nos últimos 12 meses a conta de luz teve uma variação alta acumulada de 31,87%.

Diante desse cenário, uma boa alternativa para as empresas é o investimento em energia solar, que é uma fonte renovável cada vez mais utilizada no mundo, juntamente com tecnologias que colaboram para a crescente eficiência desse modelo. Tanto é que, segundo o Ministério de Minas e Energia, só em 2020 tivemos um crescimento de 66% na capacidade instalada de energia solar fotovoltaica no Brasil.

E por que buscar novas formas de geração de energia alternativa para a sua empresa? Para não ter que lidar com aumentos sucessivos na conta de luz em períodos de pouca chuva, por exemplo, além de obter baixo custo de manutenção e pelo retorno financeiro proporcionado pela implementação do sistema. Além disso, ao gerar a própria energia de forma sustentável, contribui para a preservação do meio ambiente e consegue transformar o seu negócio em um modelo de empreendimento selo verde.

Além do mais, os aumentos na conta de luz afetam diretamente os preços dos produtos, já que atividades ligadas à produção industrial, como fabricação, refrigeração e aquecimento, dependem de energia elétrica. Ou seja, como a energia elétrica é um custo industrial fixo, esse aumento acaba se pulverizando na economia brasileira e afetando diretamente o bolso das pessoas.

Hoje, há bons incentivos do governo brasileiro para a implementação e utilização da energia solar. Como exemplo, recentemente foi sancionada pelo Governo Federal o Projeto de Lei n° 5.829/2019 que institui o marco legal da microgeração e minigeração distribuída, conhecida como Geração Distribuída, que visa incentivar a instalação desse modelo de sistema de geração de energia no país. Além disso, nos últimos anos, houve uma redução no valor dos equipamentos e mais facilidade para ter um financiamento para a aquisição deles. Em resumo, hoje fica mais fácil para qualquer pessoa ou empresa gerar sua própria energia elétrica utilizando fontes renováveis.

Em resumo, a energia solar é uma das mais sustentáveis do mundo, por ser renovável e limpa, uma vez que não utiliza matérias-primas escassas na natureza. Esse modelo de sistema também contribui para a diminuição da poluição sonora, já que seu funcionamento é silencioso e discreto, evitando assim a produção de ruídos desagradáveis.

Guilherme Costa, executivo no segmento de energia solar

 

Comentários

Últimas notícias