OPINIÃO

O Censo 2022 é um projeto de todos os brasileiros

Após 150 anos, o Brasil realizará seu 13º Censo Demográfico e o nono conduzido pelo IBGE, que foi criado em 1936 e realiza essa operação desde 1940. Será um censo totalmente digital e conectado, com transmissão de dados online e um questionário adequado aos dias atuais, seguindo padrão e metodologia consolidados internacionalmente.

GLINER DIAS ALENCAR
Cadastrado por
GLINER DIAS ALENCAR
Publicado em 01/08/2022 às 7:29
TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL
IBGE abriu 398 vagas para agente censitário temporário - FOTO: TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

Qual é o tamanho da população brasileira? Em que condições ela vive? Como se distribui no território nacional? Qual é o nível de escolaridade de nossas crianças e jovens? Quais as condições de emprego e renda da nossa população? Como são os arranjos familiares? Essas e outras perguntas serão respondidas pelo Censo Demográfico que o IBGE realizará a partir desta segunda, 1º de agosto.

O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto governamentais quanto da iniciativa privada.

Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar, com eficácia, ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro.

Em 1872, durante o Império, o Brasil realizava a primeira pesquisa censitária para contar os súditos de D. Pedro II. Os questionários eram levados no lombo de burros e perguntava-se ao entrevistado se este era um cidadão livre ou escravo.

As pessoas com deficiência eram categorizadas, na época, como cegos, surdos-mudos, aleijados, dementes ou alienados. Como resultado, descobriu-se que em uma população com menos de 10 milhões de brasileiros, aproximadamente 6,8 milhões de pessoas não sabiam ler nem escrever e 1,5 milhões se declararam escravos.

Hoje, após 150 anos, o Brasil realizará seu 13º Censo Demográfico e o nono conduzido pelo IBGE, que foi criado em 1936 e realiza essa operação desde 1940.

Será um censo totalmente digital e conectado, com transmissão de dados online e um questionário adequado aos dias atuais, seguindo padrão e metodologia consolidados internacionalmente.

Para realizar a operação em 90 dias, de 1º de agosto a 31 de outubro, o IBGE contará com uma equipe de aproximadamente 220 mil pessoas no Brasil para visitar seus mais de 75 milhões de domicílios.

Em Pernambuco, uma equipe de mais de dez mil pessoas está envolvida na ação, que percorrerá os 184 municípios e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha para alcançar aproximadamente 3,4 milhões de domicílios em todo o estado.

A história nos mostra que a melhor forma de evoluir é através do conhecimento. O Censo Demográfico é o principal instrumento para a divisão dos recursos públicos, também é essencial para o planejamento da iniciativa privada, para pesquisas acadêmicas e para todos aqueles que precisam conhecer quem somos.

Se para tratar uma doença é necessário fazer exames e conhecer a sua causa, para termos um país melhor é necessário realizarmos pesquisas como o Censo e conhecer nossas fragilidades e potencialidades.

Por isso, não é necessário ter medo de responder aos recenseadores do IBGE. O sigilo das informações é garantido por lei. Você pode identificar um recenseador através do colete, boné e crachá, como também pode conferir a veracidade das informações através do site do IBGE (https://respondendo.ibge.gov.br) ou do telefone (0800 721 8181).

Quando você abre sua porta para os recenseadores, abre as portas para novas escolas, novos hospitais, novas empresas e diversas oportunidades de um país melhor. Respondido por todos os domicílios brasileiros e com as informações entregues livremente para a sociedade, o Censo, realizado pelo IBGE, é de todos nós. Colabore com o desenvolvimento do Brasil e responda o Censo Demográfico a partir de 1º de agosto.

Gliner Dias Alencar, superintendente da Unidade Estadual do IBGE em Pernambuco

Comentários

Últimas notícias