No dia 26 de janeiro do corrente ano, o Movimento Pró-Criança homenageou o seu criador e Presidente de Honra, o Prof. Sebastião de Araújo Barreto Campello, pelo seu aniversário, ocorrido no último dia 23. Com isso, iniciando as atividades que irão acontecer como fatos significativos que marcarão os 30 anos de existência desta instituição da Arquidiocese de Olinda e Recife, que iniciou suas atividades em 1993, com objetivo de apoiar crianças e adolescentes da Região Metropolitana do Recife.
A vida do Prof. Sebastião Barreto Campello, de formação marcadamente técnica, nas áreas da engenharia (mecânica, civil e elétrica) está resumidamente apresentada em vídeo, idealizado pelo empresário João Marinho, exibido na solenidade, com a presença de familiares, amigos, empresários e colaboradores do Pró-Criança, o qual resume a sua importante contribuição na defesa da região Nordeste, pela significação da mesma no contexto histórico, social e político do país. Não obstante, a participação do Prof. Barreto Campello no campo social é altamente significativa, principalmente, através do Pró-Criança, cujas ações atingem às populações mais pobres do Recife e cidades da Região Metropolitana.
Aos 94 anos de vida, completados no último dia 23/01, o Prof. Barreto Campello tem no Pró-Criança o seu grande projeto social, ao qual dedicou uma importante parcela da sua vida, cuja repercussão das suas ações tem atingido outros Estados do país. Com o considerado sucesso no campo do Apoio Psicossocial, Artes, Esportes (judô) e Acesso à Empregabilidade, principalmente através da informática.
O Pró-Criança surgiu por conta de um problema que estava perturbando os habitantes de algumas cidades da Região Metropolitana do Recife, principalmente o Recife. Era um grande número de crianças e adolescentes consumindo drogas (cola de sapateiro), resultando em perturbação da ordem pública. Isso era ocorrente nas décadas de 80 e início de 90. O que levou a implantação do Pró-Criança em 1993, com o apoio da Igreja Católica, através da Arquidiocese de Olinda e Recife. Desde a sua implantação ate hoje, esta instituição já beneficiou mais de 50.000 crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.
Por tudo isso, só temos a agradecer ao prof. Sebastião Barreto Campello pela sua dedicação ao bem do próximo, fundamento básico do Cristianismo ao qual ele defende ardorosamente e, que o transformou no maior Empreendedor Social de Pernambuco dos últimos 30 anos.
Paulo José Barbosa, presidente do Movimento Pró-Criança
Comentários