OPINIÃO

A mudança de um ciclo e as escolhas

Seguir otimistas e trabalhando é nosso papel para 2024. A todos, meus votos de saúde e fé renovada em si mesmos e nos outros em mais este ciclo que se inicia no dia de hoje.

Imagem do autor
Cadastrado por

João Carlos Paes Mendonça

Publicado em 01/01/2024 às 0:00 | Atualizado em 02/01/2024 às 8:49
Artigo
X

Refazer projetos, repensar desejos, escalar prioridades. A virada de um ciclo traz para todos nós reflexões sobre o que estamos fazendo com nossas vidas e o que podemos mudar a partir de então. É como se a cada 1º de janeiro tivéssemos a chance de abandonar os erros e começar novos comportamentos. Ou ao menos tentar. As pessoas pensam sobre suas atitudes, suas relações e até suas vontades materiais. É um dia em que as decisões passam a ser mais analisadas e saem do “modo automático” que usamos no nosso dia a dia.

As empresas definem seus investimentos prioritários, seus avanços e o que será retirado do escopo de atuação. Sempre digo às pessoas próximas que o negócio ou área de atuação precisa ter ao menos dois dos três pré-requisitos para que sigamos em frente: ou é estratégico, ou compensa financeiramente ou nos dá prazer em realizar. Ao virar o ano, reflitam sobre seus investimentos ou mesmo sobre suas atividades profissionais com essa ótica.

Aos 85 anos, entro 2024 escolhendo seguir trabalhando, atuando nas empresas que dirijo e investindo mais forte na nossa área social. Tenho pensado sobre como fortalecer cada vez mais nossa atuação junto à juventude moradora do entorno dos empreendimentos, através do Instituto JCPM, por sempre acreditar na educação como caminho transformador.

Na Serra do Machado, completamos agora 35 anos de existência da Fundação Pedro Paes Mendonça. Estamos desenvolvendo o empreendedorismo local, potencializando o desempenho através de parcerias firmadas com os shoppings Jardins e RioMar, além das já consolidadas áreas de educação, saúde e o acolhimento aos idosos. São três décadas e meia de dedicação a 2.000 mil pessoas moradoras da região onde nasci e onde escolhi, através do desejo do meu pai, ajudar no desenvolvimento das pessoas.

No nosso dia a dia, escolhemos ser solidários ou não. Optamos por estar atentos ao sofrimento alheio ou não. Os governantes, por meio de suas gestões, escolhem suas prioridades administrativas e como vão impactar na vida de milhões de pessoas.

Este ano, teremos mais uma escolha política, com a eleição para prefeitos e vereadores – cargos dos mais relevantes para a qualidade de vida nas cidades. Escolhemos os candidatos para que eles atuem fazendo - por nós - escolhas ao longo de quatro anos. Isso faz da nossa opção a mais importante. Delegar para outra pessoa nossas decisões é uma das maiores responsabilidades como cidadãos. Que seja uma escolha pensada com a atenção proporcional ao impacto no futuro coletivo.

Como empreendedor, para este ano que se inicia, sigo otimista com a reação do varejo de shopping, área de maior atuação do Grupo que presido, e isso traduz, também, maior esperança com a geração de emprego e renda para as pessoas. Foi sensível a melhora de 2023 frente a 2022, embora o caminho ainda seja longo, com a pobreza gritante nas ruas das cidades. Mas é um começo e todo começo traz uma carga extra de esperança.

No Sistema Jornal do Commercio, continuaremos firmes em defesa da sociedade, com independência, responsabilidade e compromisso com nossa comunidade.

Seguir otimistas e trabalhando é nosso papel para 2024. A todos, meus votos de saúde e fé renovada em si mesmos e nos outros em mais este ciclo que se inicia no dia de hoje.

João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM e do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação

Tags

Autor