Opinião

Qualidade nos serviços de auditoria independente

Os sucessivos escândalos corporativos bilionários acontecidos no mundo, nas últimas décadas, provocaram a quebra e a falência de companhias (cias)

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CLÁUDIO SÁ LEITÃO

Publicado em 12/05/2024 às 20:20
empresas internacionais de auditoria independente (EIAI) falharam por esconder erros e no dever de garantir a qualidade das informações divulgadas no mercado - © Joédson Alves/Agência Brasil

Os sucessivos escândalos corporativos bilionários acontecidos no mundo, nas últimas décadas, provocaram a quebra e a falência de companhias (cias), espalhadas em vários países, revelaram que as empresas internacionais de auditoria independente (EIAI) falharam por esconder erros e no dever de garantir a qualidade das informações divulgadas no mercado.

Para encerrar as acusações recebidas, pela emissão de relatórios de auditoria independente sem ressalvas, decorrentes de omissões de deficiências encontradas, de falta de comentários sobre contabilizações equivocadas, de fatos ocorridos e não revelados e de outras irregularidades praticadas pela governança das cias., muitas dessas empresas tiveram que pagar multas equivalentes a milhões de dólares e/ou de euros, junto aos órgãos reguladores internacionais da profissão da auditoria independente.

Pelos erros cometidos, essas EIAI tiveram perda de credibilidade, de imagem e de reputação, por falta de menção nos seus relatórios de auditoria independente que os registros contábeis das cias estavam inadequados. No Brasil, já se vão perto de um ano e quatro meses (11.01.2023), após a divulgação do maior escândalo corporativo da história empresarial que foi o caso da Lojas Americanas S.A. (Americanas).

Diante dos repetidos escândalos e fraudes empresarias, ocorridos nas cias auditadas por essas EIAI, discussões têm sido realizadas em torno da qualidade dos serviços de auditoria independente. Na prática, entende-se por qualidade, quando um serviço atendente as expectativas do cliente.

Mas, em relação aos serviços de auditoria independente, o entendimento sobre a qualidade destes serviços é bem mais abrangente, pois pode ser gerado um resultado/relatório contrário aos interesses da cia auditada.

Ao se referir a um serviço de auditoria independente (SAI) é importante fixar métricas de padrões para avaliar a sua qualidade. Pode ser estranho tratar de um assunto tão antigo que a realização de uma auditoria independente com qualidade.

Essa qualidade está diretamente relacionada com a independência, a competência técnica da empresa de auditoria independente (EAI)e do auditor responsável, na observância das regulamentações dos órgãos que regem a profissão e o cumprimento das normas brasileiras de auditoria e de contabilidade.

Enfim, a qualidade de um SAI está diretamente relacionada a independência e competência técnica da EAIe do auditor responsável , para o exercício de suas atividades profissionais, utilizando as normas e princípios de auditoria e de contabilidade e, no que for pertinente, a legislação especifica, de modo a evitar distorções relevantes nas demonstrações contábeis auditadas, aumentando a credibilidade das EAI e das informações contábeis apresentadas pelas cias auditadas.

Cláudio Sá Leitão, CEO da Sá Leitão Auditores e Consultores e Conselheiro de Empresas

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