Organizações precisam aprender sustentavelmente
O aprendizado organizacional sustentável é o aprendizado em equipe (Quarta disciplina). Precisa ser desenvolvido em organizações de qualquer natureza.
Peter Senge, diretor do programa de aprendizado organizacional da Sloan School of Business do Massachusetts Institute of Technology (MIT), criou o conceito ''Organizações que aprendem''. São organizações capazes de se adaptar aos diversos cenários que surgem e evoluem continuamente. São formadas por pessoas comprometidas em criar o futuro que realmente gostariam de ver surgir. A instituição que promove o aprendizado organizacional desenvolve a capacidade de adquirir, gerar, organizar, armazenar e disseminar o conhecimento, valorizando o capital intelectual. Cria uma cultura de aprendizagem organizacional, aprendendo mais rapidamente que os concorrentes. É uma fonte sustentável de vantagem competitiva.
A aprendizagem organizacional considera todos os tipos de conhecimento, sejam eles informais ou formais, que possam ser aplicados no cotidiano dos colaboradores para trazer melhores resultados para a organização, fortalecendo o pensamento estratégico.
Segundo Senge, uma organização que aprende exercita cinco disciplinas fundamentais: domínio pessoal, modelo mental, visão compartilhada, aprendizado em equipe e pensamento sistêmico.
Domínio pessoal é a disciplina do crescimento e aprendizado pessoal. Pode-se almejar a maestria. Refere-se à motivação pessoal de aprender continuamente sobre como as ações individuais impactam o mundo. Inibe a mentalidade reativa.
A segunda disciplina é denominada de modelo mental. Refere-se à abertura necessária para revelar as limitações sobre como se ver o mundo. São pressupostos enraizados, generalizações das quais não se está consciente, mas que geram efeitos sobre o comportamento. O trabalho com modelos mentais começa por virar o espelho para dentro, aprender a desenterrar imagens internas do mundo, e, por meio de conversas, pensamentos são expostos com disposição para mudanças. É um processo de reflexão contínua para melhorar a percepção de mundo, crenças, observando-se como moldam ações e decisões.
A terceira disciplina, visão compartilhada, estimula o compromisso com o longo prazo. Valores, missão, objetivos, metas são compartilhados. A prática dessa disciplina envolve habilidades sobre construção de cenários futuros, estimulando o engajamento e compromisso genuíno de todos que formam a organização para criar uma visão de futuro comum.
A quarta disciplina, aprendizado em equipe, ocorre com a criação de um ambiente favorável à troca de informações e conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento e aproveitamento da inteligência coletiva em prol da organização.
A quinta disciplina, pensamento sistêmico, trata-se de compreender as forças e inter-relações que modelam o comportamento de sistemas. Essa abordagem é para ver o todo. Enxergar que os problemas não têm uma simples causa local e isolada. Precisam ser avaliados holisticamente, compreendendo como os eventos ocorrem nos sistemas, estabelecendo conexões de causalidade e de influência entre eles, identificando padrões e criando modelos para a melhor decisão. O processo exige questionar com mente aberta em busca de evidências relevantes para analisar o caso, o problema, o projeto ou o cenário. Isso requer a criação de modelo de ambiência aberta à aprendizagem como conceituado na quarta disciplina, para dialogar, discutir, analisar e aprender com os erros, as ambiguidades, as dúvidas, as contradições, os paradoxos e, sobretudo, com a cultura organizacional.
No mundo atual, as mudanças têm sido exponenciais, gerando a necessidade de uma adaptação mais intensa dos profissionais e das organizações. É preciso estar preparado para as inovações tecnológicas, que influenciam o comportamento dos consumidores, a experiência que valorizam. Também, para superar as crises que surgem causadas por pandemias, guerras, sistemas políticos. Nesses cenários, a habilidade fundamental para manter-se competitivo é aprender a aprender contínua e rapidamente.
Esse aprendizado ocorre quando o executivo líder da organização é um eterno aprendiz global. Promove a criação de líderes em todos os níveis, com o mesmo perfil, que inspiram as pessoas a comprometer-se com o propósito, a missão, os valores da organização, para fazer com que o mundo seja melhor. Esse engajamento é vital.
Essencial lembrar sempre que uma organização é uma grande comunidade viva de pessoas. Não é uma máquina. As pessoas precisam usar o conhecimento acumulado, criatividade e capacidade de raciocínio. O aprendizado organizacional sustentável é o aprendizado em equipe (Quarta disciplina). Precisa ser desenvolvido em organizações de qualquer natureza jurídica, sejam elas públicas, privadas com fins ou sem fins de lucro.
Eduardo Carvalho, Harvard/IPERID fellow