OPINIÃO

Organizações precisam aprender sustentavelmente

O aprendizado organizacional sustentável é o aprendizado em equipe (Quarta disciplina). Precisa ser desenvolvido em organizações de qualquer natureza.

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EDUARDO CARVALHO

Publicado em 15/06/2024 às 0:00 | Atualizado em 15/06/2024 às 6:47
Notícia

Peter Senge, diretor do programa de aprendizado organizacional da Sloan School of Business do Massachusetts Institute of Technology (MIT), criou o conceito ''Organizações que aprendem''. São organizações capazes de se adaptar aos diversos cenários que surgem e evoluem continuamente. São formadas por pessoas comprometidas em criar o futuro que realmente gostariam de ver surgir. A instituição que promove o aprendizado organizacional desenvolve a capacidade de adquirir, gerar, organizar, armazenar e disseminar o conhecimento, valorizando o capital intelectual. Cria uma cultura de aprendizagem organizacional, aprendendo mais rapidamente que os concorrentes. É uma fonte sustentável de vantagem competitiva.

A aprendizagem organizacional considera todos os tipos de conhecimento, sejam eles informais ou formais, que possam ser aplicados no cotidiano dos colaboradores para trazer melhores resultados para a organização, fortalecendo o pensamento estratégico.

Segundo Senge, uma organização que aprende exercita cinco disciplinas fundamentais: domínio pessoal, modelo mental, visão compartilhada, aprendizado em equipe e pensamento sistêmico.

Domínio pessoal é a disciplina do crescimento e aprendizado pessoal. Pode-se almejar a maestria. Refere-se à motivação pessoal de aprender continuamente sobre como as ações individuais impactam o mundo. Inibe a mentalidade reativa.

A segunda disciplina é denominada de modelo mental. Refere-se à abertura necessária para revelar as limitações sobre como se ver o mundo. São pressupostos enraizados, generalizações das quais não se está consciente, mas que geram efeitos sobre o comportamento. O trabalho com modelos mentais começa por virar o espelho para dentro, aprender a desenterrar imagens internas do mundo, e, por meio de conversas, pensamentos são expostos com disposição para mudanças. É um processo de reflexão contínua para melhorar a percepção de mundo, crenças, observando-se como moldam ações e decisões.

A terceira disciplina, visão compartilhada, estimula o compromisso com o longo prazo. Valores, missão, objetivos, metas são compartilhados. A prática dessa disciplina envolve habilidades sobre construção de cenários futuros, estimulando o engajamento e compromisso genuíno de todos que formam a organização para criar uma visão de futuro comum.

A quarta disciplina, aprendizado em equipe, ocorre com a criação de um ambiente favorável à troca de informações e conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento e aproveitamento da inteligência coletiva em prol da organização.

A quinta disciplina, pensamento sistêmico, trata-se de compreender as forças e inter-relações que modelam o comportamento de sistemas. Essa abordagem é para ver o todo. Enxergar que os problemas não têm uma simples causa local e isolada. Precisam ser avaliados holisticamente, compreendendo como os eventos ocorrem nos sistemas, estabelecendo conexões de causalidade e de influência entre eles, identificando padrões e criando modelos para a melhor decisão. O processo exige questionar com mente aberta em busca de evidências relevantes para analisar o caso, o problema, o projeto ou o cenário. Isso requer a criação de modelo de ambiência aberta à aprendizagem como conceituado na quarta disciplina, para dialogar, discutir, analisar e aprender com os erros, as ambiguidades, as dúvidas, as contradições, os paradoxos e, sobretudo, com a cultura organizacional.

No mundo atual, as mudanças têm sido exponenciais, gerando a necessidade de uma adaptação mais intensa dos profissionais e das organizações. É preciso estar preparado para as inovações tecnológicas, que influenciam o comportamento dos consumidores, a experiência que valorizam. Também, para superar as crises que surgem causadas por pandemias, guerras, sistemas políticos. Nesses cenários, a habilidade fundamental para manter-se competitivo é aprender a aprender contínua e rapidamente.

Esse aprendizado ocorre quando o executivo líder da organização é um eterno aprendiz global. Promove a criação de líderes em todos os níveis, com o mesmo perfil, que inspiram as pessoas a comprometer-se com o propósito, a missão, os valores da organização, para fazer com que o mundo seja melhor. Esse engajamento é vital.

Essencial lembrar sempre que uma organização é uma grande comunidade viva de pessoas. Não é uma máquina. As pessoas precisam usar o conhecimento acumulado, criatividade e capacidade de raciocínio. O aprendizado organizacional sustentável é o aprendizado em equipe (Quarta disciplina). Precisa ser desenvolvido em organizações de qualquer natureza jurídica, sejam elas públicas, privadas com fins ou sem fins de lucro.

Eduardo Carvalho, Harvard/IPERID fellow

 

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