jornalismo

JC terá conteúdo aberto, gratuito e ainda mais relevante

Até o final do ano, a leitura do JC está aberta, de forma gratuita, para todos os leitores

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 30/07/2022 às 21:56 | Atualizado em 01/08/2022 às 11:19
Guga Matos/JC Imagem
Redação do Jornal do Commercio - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Até o final do ano, a leitura do JC está aberta, de forma gratuita, para todos os leitores. Estamos assim contribuindo para que todos possam ter uma melhor e mais abrangente leitura da realidade, com informações apuradas e de credibilidade, num momento em que o Brasil e o mundo lutam contra a desinformação, as fake news e a favor do urgente e necessário debate democrático de ideias. Trata-se de mais um passo na direção das demandas contemporâneas por informação, em resposta às profundas transformações por que vêm passando os veículos de comunicação.

As formas de apuração, disseminação e acesso a conteúdos informativos mudaram rapidamente nas últimas décadas. Seus efeitos também vieram para ficar, impondo o reposicionamento do trabalho e das atividades relacionadas à produção e divulgação desses conteúdos. Tanto os profissionais quanto as empresas da área têm experimentado significativas alterações no cotidiano, buscando se adaptar sem abdicar da qualidade e da relevância dos serviços prestados ao público, mantendo a realização de seus propósitos com apuro e responsabilidade.

O compromisso do JC e de todo o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) - Rádio Jornal, TV Jornal, NE 1O - com a população pernambucana e o público em geral, agora se renova em sintonia com a tradição do profissionalismo jornalístico reconhecido nacionalmente. Aos nossos assinantes, que fique claro, não caberá qualquer prejuízo de ordem financeira.

Seguimos, no entanto, dispostos a inovar, face aos desafios impostos pelas tecnologias disruptivas e pelos novos hábitos culturais de apreensão da informação. Hábitos facilitados pelo tempo real, pela velocidade cada vez maior de transmissão dos dados, pela diversidade de fontes - mas também sujeitos ao contraponto da irresponsabilidade daqueles que deturpam ou compartilham informações falsas para distribuir mentiras como se fossem verdades. Por isso, a credibilidade do conteúdo, em tempos de fake news, torna-se essencial.

A decisão de disponibilizar o conteúdo para não-assinantes é corajosa e inovadora, em coerência com a nossa história. O JC dá um passo à frente, abre as janelas e convida a todos para usufruírem conteúdos diferenciados, baseados no lastro da confiança adquirida ao longo de décadas de seriedade no trato da informação. No lastro que vem do trabalho árduo e respeitado de editores, colunistas e repórteres ciosos de sua responsabilidade na missão de informar o público. Assim, será possível desfrutar, sem restrições, de reportagens, análises, variados pontos de vista, com a qualidade e a credibilidade adquirida pelos que fizeram a fazem o JC.

Oferecemos a leitura aberta do conteúdo para estreitar ainda mais os laços com os leitores, ampliando as possibilidades de acesso por diversas plataformas, reforçando o papel de ligação entre os pernambucanos e a realidade que nos cerca - repleta de problemas, mas igualmente de oportunidades para o pleno uso dos potenciais individuais e coletivos.

Acreditamos que abrir o conteúdo neste momento pode colaborar para uma retomada necessária de valores culturais em torno da transparência e da capacidade de superação de impasses e intolerâncias, constituindo um facilitador para o ambiente de desenvolvimento e prosperidade que o Estado e seus habitantes merecem. Se a realidade apresenta dores e dramas incontornáveis, conquistas e alegrias também hão de ser exaltadas, como o são, em nossas páginas - em nossas telas.

Vale recordar que o JC foi o primeiro jornal em Pernambuco a tornar-se cem por cento digital, aumentando, com tal medida, a audiência e a relevância. Vamos continuar em todas as plataformas digitais - nas atuais e nas que surgirem - porque é parte do ofício jornalístico ir onde o leitor está.

Comentários

Últimas notícias