Depois de dois anos de traumático intervalo por causa da pandemia de Covid-19, as multidões regressam às ruas, em caráter oficial, a partir de amanhã, em vários pontos do país. Como no Recife, onde a abertura tradicional regressa ao Marco Zero, na prévia noturna da manhã gloriosa do sábado de Zé Pereira do Galo da Madrugada. A concentração de pessoas nas vias públicas, no Recife Antigo e em Olinda, bem como em outras cidades de Pernambuco e nos principais centros urbanos de todo o território
brasileiro, traz para a festa deste ano a recordação da união dos corpos, da alegria de se estar junto, de cantar junto, de dançar ou apenas seguir ao lado da multidão o som que parece vir de dentro, e não de fora. É Carnaval mais uma vez: a celebração da vida está de volta.
Mas para que a folia aconteça de forma plena, sem infortúnios, uma série de providências precisa ser tomada. Tanto da parte dos gestores governamentais, quanto dos produtores culturais e dos foliões. A força vital que chega ao período momesco para se esbaldar não deve desmerecer a prudência, para que o entusiasmo não se desiluda tal e qual o pierrô da canção. Nem a alegria escapa ao bom senso do equilíbrio no extravasamento, com os cuidados necessários de si e dos outros, sobretudo daqueles ao seu redor. E aos governos cabe a responsabilidade pela delimitação de ambientes propícios à demonstração efusiva típica do momento carnavalesco, sem que a população seja ameaçada por riscos potencializados pela falta de previsão dos que se devem se preocupar com o entorno da grande festa.
O governo do Estado em nova administração promete mais policiais circulando e protegendo os eventos, para impedir que os furtos e agressões que vêm sendo registrados nas prévias não se repitam, nem ganhem proporções maiores nos cinco dias que vem por aí. Serão aplicados R$ 11,5 milhões em segurança, de acordo com a Secretaria de Defesa Social. Para a proteção feminina, seis Delegacias da Mulher estarão de prontidão durante 24 horas por dia até a Quarta-feira de Cinzas. Uma campanha de conscientização em favor do respeito na brincadeira e contra o assédio às mulheres servirá para coibir exageros que se transformam em crimes de importunação sexual. Destacando o perigo de se dirigir após a ingestão de álcool, as equipes da Lei Seca ganharão reforços para aumentar a fiscalização e punir os infratores.
Com o objetivo de barrar a proliferação de infecções sexualmente transmissíveis, haverá a distribuição de 3,2 milhões de preservativos masculinos e femininos. As autoridades sanitárias alertam para a importância da vacinação em dia antes do mergulho na multidão, assim como apelam para a doação de sangue, gesto solidário que eleva o estoque do Hemope. Os postos de testagem para a Covid-19 permanecerão abertos durante todo o Carnaval, a fim de que os cidadãos com sintomas ou que tiveram contato com sintomáticos possam saber se estão ou não contaminados pelo coronavírus, e tomar as medidas recomendadas de afastamento social e acompanhamento médico. O mundo não vai parar de girar, e ao arrepio do frevo e do maracatu, a emoção contagiante não pode ser interrompida por descuidos.
Comentários