Descaso com vidas humanas
A velha história, de só fechar a porta depois que o ladrão entrou. Aqui no Brasil é sempre assim. Só agora, depois de dois ataques de tubarões em 24 horas, o governo de Pernambuco decide retomar os estudos e monitoramentos feitos pela UFRPE, sobre a presença de tubarões na costa do estado e nas praias do Recife e de Olinda. Esse monitoramento foi interrompido em 2014, por causa da falta de verba, e quase toda a base de dados levantadas na época foi perdida. Tudo praticamente terá que recomeçar do zero, com um custo ainda maior. E ainda fazem propaganda dizendo que governar é cuidar das pessoas. Vergonha esse descaso.
Sérgio Lisboa, por e-mail
Tubarões
O governo do Estado e as prefeituras litorâneas não conseguirão evitar os ataques dos tubarões. Será preciso agrupar instituições técnicas, como a Marinha, o Ibama e as Universidades. Essas instituições criariam um grupo técnico para estudar os hábitos dos tubarões, a razão de eles estarem se aproximando tanto das praias, as espécies que mais atacam e o porquê atacam. Corremos o risco de Pernambuco perder o turismo praieiro. Placas de advertência não resolvem.
Antônio Ribeiro, por e-mail
Representação enganosa
Os deputados e senadores não perdem a oportunidade, em suas ações parlamentares, de demonstrarem que não nos representam, nem ao nosso estado. Pois os deputados deveriam nos representar, ao passo que os senadores representam os estados. Mal começou o ano e já começaram a criar benefícios salariais, incorporando aos seus salários já astronômicos, mais alguns penduricalhos, estes tomados por indisponíveis por eles próprios à maioria da população. A essa maioria não é reconhecido pelos parlamentares o direito, como no caso dos enfermeiros, a um piso salarial há muito tempo merecidamente reivindicado. Enquanto isso, eles têm direito a passagens aéreas; verba para gasolina, muitas vezes justificada com quilometragens surreais; plano de saúde sem limitação de gastos, nos melhores centros médicos do Brasil, ou mesmo no exterior; verba para moradia, mesmo que possuam habitação própria em Brasília; verba de gabinete, que não raro se converte nas famosas “rachadinhas”; etc.
Carlos Alberto, por e-mail
Extravasamento de esgoto em Candeias
Peço a Compesa que mande urgente resolver esse absurdo na Av. Ulisses Montarroyos, no bairro de Candeias, nas proximidades do cruzamento com a Rua Abdo Cabus. O vazamento de esgoto está tornando um inferno a vida dos moradores do Condomínio Candeias Family, que fica sofrendo diariamente com essa fedentina insuportável.
Fábio Júnior, por e-mail
Cortes no Bolsa Família
De forma louvável, o governo Lula suspenderá o Bolsa Família daqueles que não mantiverem a caderneta de vacinação e a frequência escolar dos filhos em dia. Deveria acrescentar quem for flagrado jogando lixo nas vias públicas. Não faltaria flagrantes de quem emporcalha o meio ambiente, pelas câmeras de monitoramento e fotos de celulares de quem reprova esse ato. Infelizmente o povão só se educa pela falta do pão.
Cláudio de Melo, por e-mail
Salvemos o Recife
O Recife, além da destruição de sua história e de seu passado, caminha para um futuro destruidor por preocupações ideológicas e testemunha quase 20 anos de abandono da, outrora, terceira capital do Brasil. Hoje só há escombros, sujeira, insegurança física e existencial, desprezo humano por seus habitantes e uma cidade sem um plano diretor real que garanta pelo menos alguma esperança de reconstrução e construção de espaços para o viver humano.
Edjailson Xavier, por e-mail
Falta de acabamento nas obras
A Prefeitura do Recife tem feito um bom trabalho refazendo as calçadas da cidade e devolvendo a dignidade ao cidadão que anda a pé. Porém é importante fiscalizar os serviços, materiais e acabamentos que têm deixado muito a desejar. Sujeiras e restos de materiais da obra têm sido deixados nos locais, tirando a beleza do investimento. Esse trecho na Rua Santos Dumont, defronte ao número 359, foi beneficiado com o alargamento da calçada, facilitando a passagem dos pedestres. Entretanto, a beleza do lugar foi prejudicada pela falta de acabamento final da obra, canteiro da árvore com restos de cimento endurecido, pedaços de concreto e alguns materiais enfiados na árvore. Peço a Emlurb que redobrem a fiscalização nessas obras.
Izabel Wanderley, por e-mail
Impunidade
Mais uma vez o programa Fantástico, da TV Globo, denunciou o "empresário " pernambucano Thiago Vieira Brennand, acrescentando ao extenso rol de crimes a violência física e agressões praticadas contra o próprio filho. É estarrecedor e o mais grave a impunidade que, ao longo dos anos, vem beneficiando esse marginal. Até quando?
Sylvio Belém, por e-mail
Resposta da Secretaria de Saúde do Recife
Em atenção ao leitor Paulo Luna, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife informa que, até o fim desta semana, enviará uma equipe de Vigilância Ambiental para avaliar a situação do local mencionado e programar as intervenções necessárias. A Secretaria explica ainda que adota diversas estratégias para controle do Aedes aegypti, sempre buscando novas tecnologias, e pede que a população também colabore para evitar a proliferação do mosquito, já que mais de 80% dos focos são encontrados dentro das residências.
Denúncias de possíveis focos de mosquito podem ser feitas, primeiramente, na Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800.281.1520, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, no app Conecta Recife, na plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário.
Assessoria de Imprensa
Comentários