LIXO

Carnaval passou e a sujeira ficou

Após os dias de festa, as ruas estão completamente sujas e lixeiras vandalizadas

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 16/02/2024 às 5:06
Notícia
X

Insegurança pública

A segurança pública está na UTI e não vemos nenhuma ação concreta e urgente para salvar os pagadores de impostos e mantenedores da máquina pública. As polícias federais (PF e PRF), além das polícias civil e militar estaduais, estão com déficit em seus efetivos. As penitenciárias são um caos comandadas pelas facções criminosas que têm como chaveiros pessoas de sua confiança. Recentes fugas das penitenciárias federais denominadas de segurança máxima, em Mossoró, e mortes de turista e cidadãos em Pernambuco revelam a que nível de insegurança estamos chegando. Os nossos políticos e governantes andam em carros blindados e com segurança pessoal para eles e seus familiares. A nós, pobres mortais, só nos resta orar para não sermos mais um nas estatísticas.

Amaro Silva, por e-mail 

Melhorias para o Carnaval 2025

Por onde brinquei o Carnaval - Galo e Recife Antigo -, percebi que havia um bom policiamento, com circulações constantes de PMs. É verdade que no Recife Antigo presenciei, na terça-feira, duas brigas e alguns corre-corres (uns na Bom Jesus e outros na ponte que vai para o Palácio do Campo das Princesas), mas logo controlados de imediato pelos policiais. No entanto, no tocante à organização do Carnaval por parte da Prefeitura, gostaria de fazer algumas sugestões: colocar mais banheiros químicos - no Galo, por exemplo, fiquei na Avenida Sul, não muito distante da concentração da agremiação, mas não vi nenhum sanitário próximo. E além disso, aumentar e muito a limpeza desses banheiros - no palco da Praça do Arsenal o mau cheiro dos banheiros era sentido de muito longe - e aumentar também o número de blocos circulando, pois depois das 20h praticamente não passava mais nada. No mais, achei o Carnaval do Recife bem organizado e com facilidade de chegar aos polos do Recife Antigo.

Marco Wanderley, por e-mail

Carnaval passou e a sujeira ficou

Muitos foliões elogiaram o Carnaval de Olinda e Recife... Organização, atrações culturais e musicais, mobilidade, etc. Entretanto, após os dias de festas, as ruas estão completamente sujas. Repletas de lixos nas calçadas, nas canaletas... E, nesse caso na Rua Conselheiro Portela, em frente à Igreja do Espinheiro, a lixeira foi vandalizada, espalhando os entulhos no chão. Ciente da grandeza do Carnaval, a Emlurb deveria ter planejado uma força tarefa logo após a Quarta de Cinzas e redobrar o trabalho de limpeza urbana.

Rafael Batista, por e-mail

RAFAEL BATISTA / VOZ DO LEITOR
Carnaval passou e a sujeira ficou - RAFAEL BATISTA / VOZ DO LEITOR
 

Fundef

A senadora Teresa Leitão sempre foi defensora dos professores... Será que 'in-memoria', não poderia pressionar a governadora Raquel Lyra para efetuar o pagamento da 2ª parcela dos herdeiros (do Fundef)?

Sérgio Cunha, por e-mail 

Cratera BR-101 Sul

Atenção DER, Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal, DNIT ou DER... Na BR 101 Sul, no encontro da Rua Boanerges Pereira, em frente a Escola Técnica do Jordão, próximo ao Posto Padre Cícero, há um enorme cratera. Aliás, são várias que oferecem risco de acidentes. Coloquem pelo menos uma caçamba de barro nesta situação emergencial. Sem contar que logo após à lombada eletrônica, os caminhões ficam estacionados no acostamento. A Prefeitura diz que não é atribuição dela, o DNIT, afirma que tem um convênio do DER, e assim o problema continua. Há alguns meses colocaram cascalho, deu uma chuva e voltou ao mesmo caos anterior. Vergonhoso e um total desrespeito com o cidadão.

Fernando Cordeiro, por e-mail

Lixo acumulado na Vila Popular

O acúmulo de lixo nas ruas de Olinda está demais. Como moradora do bairro da Vila Popular estou apavorada com essa desorganização e desrespeito com os cidadãos. Por conta do Carnaval o acumulado de sujeira subiu absurdamente nesses dias de festa. Sacos e mais sacos de lixo acumulados no nosso bairro... Um problema grave de saúde pública e que corremos risco de contrairmos doenças. Não aguentamos mais essa situação e queremos providências.

Vanessa Rafaeli, por e-mail

VANESSA RAFAELI / VOZ DO LEITOR
Lixo acumulado na Vila Popular - VANESSA RAFAELI / VOZ DO LEITOR
 

Frevo perde espaço no Carnaval

Algumas décadas depois de Edgard Moraes reclamar da “morte” dos blocos líricos, com sua famosa composição “Valores do Passado”, houve um movimento de ressurgimento dessas agremiações, movimento esse que continua em franca expansão, vide a enorme quantidade de blocos sendo criados, principalmente nas cidades do interior. Ocorre que as apresentações destas agremiações estão sendo preteridas pelo poder público que organiza a agenda do principal palco da cidade, o Marco Zero. Tradicionalmente, os desfiles dos blocos nas ruas do Recife Antigo ocorriam na segunda-feira de Carnaval, e que culminava com a subida no palco. Hoje, anunciando uma nova “morte” deste movimento, o palco não oferece a mínima estrutura para o bloco se apresentar. Será mesmo que o frevo – seja ele de rua, de bloco ou canção – deve ser preterido durante o Carnaval para que se dê espaço ao brega? Nada contra o brega, mas ele já não tem seu espaço o ano todo? Em todos os locais? Por que não deixar, pelo menos, o Carnaval para o frevo? É falta de cultura, ou só intenção de ganhar eleitores?

Carlos Dantas, pro e-mail

Tags

Autor