CORONAVÍRUS

Pernambuco investiga seis casos suspeitos do novo coronavírus

Duas mulheres com suspeita do coronavírus estiveram recentemente na Itália

Thalis Araújo
Thalis Araújo
Publicado em 04/03/2020 às 21:53
CINTHYA LEITE/JC
11 casos suspeitos do novo coronavírus foram descartados, no Estado - FOTO: CINTHYA LEITE/JC
Leitura:

Seis casos do novo coronavírus estão sendo monitorados em Pernambuco, informou a Secretaria Estadual de Saúde, na tarde desta quarta-feira (4). Outros 11 casos foram descartados. 

Os dois novos casos são de duas mulheres, de 56 e 69 anos. Elas tiveram passagem recente pela Itália.

>> Conheça algumas das piores pandemias da história

>> Itália fecha escolas e universidade por 'precaução' com coronavírus

>> Marido tranca esposa no banheiro por medo do coronavírus

O terceiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil foi confirmado nesta quarta-feira (04). Trata-se de um homem colombiano, de 46 anos, que mora em São Paulo. Em fevereiro, o paciente visitou a Espanha, Itália, Áustria e Alemanha.

Um outro caso do coronavírus aguarda a contraprova, em São Paulo. Este, que pode ser o quarto contágio da doença no País, está sendo examinado em uma adolescente, de 13 anos, que esteve recentemente em Milão, na Itália, no dia 22 de fevereiro, e retornou ao Brasil no último domingo (1º).

Cirurgia no joelho

Na região das Dolomitas, nos Alpes Italianos, a adolescente se submeteu a uma cirurgia no joelho em um hospital local. Ela não apresentou sintomas do Covid-19, mas o vírus foi detectado porque ela procurou um laboratório particular para fazer o exame, que é considerado padrão pelo Ministério da Saúde.

Casos de coronavírus descartados 

Dos 11 casos descartados, em três deles não foram detectados vírus respiratórios. Em outros três, os exames positivaram para Influenza B. Quatro pessoas descobriram o contágio pelo Influenza A (H1N1) e uma pessoa está com o Beta Coronavírus OC43, o velho coronavírus.

Mais profissionais no Hospital Oswaldo Cruz

Foi aprovado, na manhã desta quarta-feira (04), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), um projeto de lei (PL) que reorganiza o quadro de funcionários do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), o que possibilita a criação de 120 novos cargos no serviço de referência para o atendimento dos casos do Covid-19.

>> Coronavírus: Alepe corre para aprovar criação de 92 vagas no hospital Oswaldo Cruz

O secretário Estadual de Saúde, André Longo, esteve na Alepe, na manhã desta quarta (04), para discutir sobre o assunto e apresentar as principais ações da pasta. Longo também destacou a importância do PL em pauta na Casa. "O projeto de lei discutido na Alepe é de extrema importância para o fortalecimento da nossa rede de saúde. Se o projeto for aprovado, possibilitará que mais profissionais atuem nas enfermarias com isolamento e UTIs do hospital, estando preparados para atender eventuais casos do Covid-19", aponta. O texto vai para votação final em Plenário na quinta-feira (05).

Semana de Conscientização sobre o Coronavírus

De 9 a 13 de março, as 1.060 escolas da rede Estadual de ensino terão a "Semana de Conscientização sobre o Coronavírus". O objetivo da ação é orientar os alunos sobre o Covid-19. "Certamente, essa ação vai fazer um efeito multiplicador de medidas de higiene e etiqueta respiratória para a população", acredita André Longo.

Balanço do Covid-19 no mundo

Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apresentados pelo Ministério da Saúde, há 90.870 casos confirmados do Covid-19 no mundo, sendo 1.922 deles novos. Há 72 países com pessoas infectadas. A OMS registrou 3.112 óbitos pelo novo coronavírus. A China concentra 80.304 casos da doença e 2.946 óbitos.

>> Novo coronavírus está ficando mais complexo, mas contenção é possível, diz OMS

>> OMS afirma que é possível conter propagação do novo coronavírus

Veja mapa que mostra como o coronavírus se espalha pelo mundo

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Matéria de origem

Comentários

Últimas notícias