COVID-19

Alunos e professores de escolas em Pernambuco receberão orientações sobre novo coronavírus

Até o momento, não há nenhum caso confirmado da doença no Estado

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 05/03/2020 às 12:22 | Atualizado em 05/03/2020 às 12:53
FOTO: AFP
Pandemia do coronavírus deixa mortos em todo o mundo - FOTO: FOTO: AFP

Durante os dias 9 e 13 de março, professores e alunos da rede estadual de Pernambuco irão receber orientações sobre o novo coronavírus. Na segunda-feira (9), às 9h, o secretário estadual de Saúde, André Longo, irá apresentar, aos gestores e coordenadores das 16 Gerências Regionais de Educação, as principais características da doença, seus sintomas e como se prevenir em casos de suspeita.

Ao longo da semana, todas as 1.060 escolas serão orientadas a dedicar um dia para atividades ligadas ao debate sobre o coronavírus, com material de apoio (cartazes e folders). “O assunto tomou a atenção do público e vemos por aí muito alarmismo devido a fontes duvidosas de informação. Nossa ideia com este encontro é fazer chegar até a escola os dados mais precisos sobre o assunto, compartilhados pela equipe técnica da Secretaria de Saúde”, disse Fred Amancio, secretário de Educação e Esportes de Pernambuco.

Casos suspeitos de Covid-19 em Pernambuco

Em Pernambuco, há seis casos suspeitos de coronavírus sob investigação, informou a Secretaria de Saúde do Estado. Até o momento, 11 casos já fora descartados. Desses, em três deles não foram detectados vírus respiratórios. Em outros três, os exames positivaram para Influenza B. Quatro pessoas descobriram o contágio para Influenza A (H1N1) e uma pessoa está com o Beta Coronavírus OC43, o velho coronavírus.

Quatro casos confirmados no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou, na manhã desta quinta-feira (5), que subiu para quatro o número de casos confirmados de coronavírus (Covid-19) no Brasil. Mais cedo, o próprio ministério havia informado que a contraprova do exame feito em uma adolescente atestou positivo para a doença, mas não preenchia a definição de caso para a doença. No entanto, especialistas classificara o caso como confirmado. A paciente está no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo na terça-feira (3), mas não apresentou nenhum sintoma relacionado.

De acordo com o Ministério da Saúde, quatro elementos levaram a definição do caso como confirmado: resultado do exame, local provável de infecção (Itália), possibilidade de medicação após tratamento de uma lesão ter mascarado os sintomas e possibilidade de ainda ter sintomas nos próximos dias.

FIBA adia Pré-Olímpico de basquete 3x3 em razão do coronavírus

Coronavírus faz a Federação Internacional de Basquete adiar competições, sem nova data definida

FIBA adia Pré-Olímpico de basquete 3x3 em razão do coronavírus

Da Agência Estado

O coronavírus atingiu mais uma modalidade nesta quarta-feira. Em razão do surto, a Federação Internacional de Basquete (FIBA) decidiu adiar o Pré-Olímpico de basquete 3x3. O evento, que vale vaga nos Jogos de Tóquio-2020, seria disputado entre 18 e 23 deste mês, em Bengaluru, na Índia. A seleção brasileira masculina estará na competição.

"A FIBA está trabalhando em colaboração com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para encontrar a melhor solução possível nestas circunstâncias, levando em conta que a competição precisa ser realizada antes do FIBA 3x3 Universality Olympic Qualifier, agendado para 24 a 26 de abril", anunciou a entidade.

O adiamento, sem previsão de nova data, também afetou diretamente a seleção masculina. O time masculino iria se apresentar para os treinos no dia 9. Mas, agora, esta data também mudará "até novas informações da entidade".

No Grupo A do Pré-Olímpico, que conta com 20 equipes, o Brasil vai enfrentar Mongólia, Polônia, Turquia e República Checa na primeira fase, quando os times jogam entre si dentro dos grupos. As duas melhores de cada chave avançam ao mata-mata. Ao fim do torneio, somente os três melhores times vão disputar a Olimpíada Será a última oportunidade para o Brasil se classificar para a Olimpíada.

OUTRAS MUDANÇAS

O adiamento do Pré-Olímpico não foi a única alteração na programação da FIBA em razão do coronavírus. A entidade também adiou a Copa Asiática de basquete 3x3 e a Liga dos Campeões da África e cancelou a Copa Asiática Sub-16 de basquete.

Coronavírus: Alepe corre para aprovar criação de 92 vagas no hospital Oswaldo Cruz

Presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PP) vai convocar sessão extraordinária nesta quarta-feira (4) para votação do projeto enviado por Paulo Câmara

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) está empenhada em aprovar com celeridade o projeto de lei que prevê a criação de 92 novos cargos de profissionais na área de saúde para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, referência na área de infectologia, para reforçar os quadros da unidade tendo em vista os casos suspeitos de coronavírus no Estado. Essas vagas são oriundas de convocação de aprovados no concurso vigente da Secretaria de Saúde.

O presidente da Casa, Eriberto Medeiros (PP) vai convocar uma reunião extraordinária logo após a sessão desta quarta (4) para a aprovação da matéria em 1ª discussão pelos deputados estaduais. Ele ainda deve ser aprovado em 2ª discussão e ter sua redação final também aprovada para só depois ser sancionado pelo governador Paulo Câmara (PSB).

>> Após suspeitas de coronavírus, Hospital Oswaldo Cruz recebe investimentos

>> Pernambuco tem quatro casos suspeitos de coronavírus e nenhuma confirmação

>> É boato! Álcool em gel nas mãos não afeta resultado do teste de bafômetro

>> Coronavírus supera 3 mil mortos; confira o balanço da epidemia no mundo nesta segunda-feira

No total, serão criadas 127 vagas para o Oswaldo Cruz, mas essas 92 estão previstas no projeto de lei porque os cargos correspondentes não existiam no quadro de pessoal do hospital. As outras 35 serão preenchidas normalmente, pois não estão condicionadas a uma aprovação pelo Legislativo Estadual.

"A presente iniciativa irá assegurar uma melhor estrutura operacional ao funcionamento da Universidade de Pernambuco, que passará a contar com cargos efetivos imprescindíveis ao desempenho de suas atividades de saúde e institucionais, em benefício do desenvolvimento da educação e saúde públicas em nosso Estado", diz trecho da justificativa do projeto.

Paulo Câmara encaminhou o Projeto de Lei Ordinária nº 395/2020 para a Alepe na segunda-feira (2) em regime de urgência. Ele já foi aprovado nesta terça-feira (3) pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ).

"A Assembleia, sintonizada com os interesses da população e com a necessidade de uma medida emergencial – sobretudo por conta da questão, mais presente hoje, do coronavírus – aprovou que esses profissionais sejam alocados no Oswaldo Cruz", pontuou o relator do projeto na CCLJ e líder do governo na Alepe, Isaltino Nascimento (PSB).

Tramitação

A ideia é aprová-lo nesta quarta-feira (4) pela manhã nas demais comissões para as quais foi enviado (Finanças, Orçamento e Tributação; Administração Pública; Educação e Cultura e de Saúde) para que possa ser votado na reunião extraordinária desta quarta (4).

O secretário estadual de Saúde, André Longo, estará presente na reunião da Comissão de Saúde, nesta quarta (4) às 11h, no plenarinho II. "Ele vai apresentar para os deputados todo o planejamento que está sendo feito no estado de pernambuco sobre a questão do coronavírus", afirma a presidente da comissão, deputada Roberta Arraes (PP).

Mapa do coronavírus no mundo

Comentários

Últimas notícias