covid-19

Coronavírus: Pernambuco articula plano de evacuação para passageiros isolados em cruzeiro no Porto do Recife que teve diagnóstico positivo

O cruzeiro continua atracado no Porto do Recife desde a quinta-feira (12). Um dos passageiros testou positivo para o coronavírus

Maria Lígia Barros
Maria Lígia Barros
Publicado em 16/03/2020 às 10:40
Notícia
TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Um homem desembarcou no Porto do Recife na tarde desta quinta-feira (12) com suspeita de coronavírus - FOTO: TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Leitura:

Isolado, o cruzeiro que atracou no Porto do Recife, na quinta-feira (12), com um caso confirmado de coronavírus continua ancorado na cidade. O Governo de Pernambuco, o Ministério da Saúde (MS), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a empresa do navio estão em diálogo para formar um plano de evacuação para quem continua na embarcação.

A estratégia vai permitir que eles retornem para os países e Estados de onde vieram.

>> Veja o que abre e o que fecha em Pernambuco por conta do coronavírus

>> Coronavírus: sobe para 8 o número de casos confirmados em Pernambuco

>> Coronavírus: por prevenção, escolas estaduais no Recife também vão fechar a partir de quarta-feira 

>> Coronavírus: Prefeitura vai pedir à Anvisa que voos internacionais não pousem no Aeroporto do Recife a partir de quinta

Dois dos 537 passageiros e tripulantes deixaram a embarcação com suspeita de terem a doença Covid-19. No primeiro caso, do canadense de 78 anos que desembarcou com febre e problemas respiratórios, ainda na quinta, o diagnóstico foi confirmado.

Uma segunda pessoa (que pediu para ter identidade preservada) apresentou os mesmos sintomas e foi levada a um hospital, onde testou negativo. Ambos foram internados no Real Hospital Português, no Recife.

>> Por conta do coronavírus, Globo vai tirar do ar novela Amor de Mãe e outras produções

A fiscalização de portos, aeroportos e fronteiras é de responsabilidade sanitária da Anvisa. A SES continua monitorando o caso.

Veja mapa de como se espalha o Covid-19:

Leia, na íntegra, a resposta da SES

"A embarcação que teve um passageiro com diagnóstico positivo para o covid-19 permanece ancorada no Porto do Recife. O Governo de Pernambuco está em diálogo com o Ministério da Saúde (MS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - responsável sanitária por portos e aeroportos - e com a empresa responsável pelo cruzeiro para elaborar um plano de evacuação do navio, possibilitando, assim, o retorno dos passageiros para seus países e Estados de origem.

Importante lembra que o segundo caso suspeito relacionado ao navio já foi descartado."

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias