covid-19

Veja o que abre e o que fecha em Pernambuco por conta do coronavírus

Pernambuco determinou o fechamento de comércio, serviços e construção civil a partir do próximo domingo (22)

Manuela Figuerêdo Thiago Wagner
Manuela Figuerêdo
Thiago Wagner
Publicado em 16/03/2020 às 8:46
Notícia
Leitura:

A pandemia de coronavírus começa a alterar a rotina de funcionamento de instituições públicas e privadas pelo País. Em Pernambuco, o governador Paulo Câmara anunciou, na manhã desta sexta-feira (20), novas medidas restritivas. Por meio de decreto, o Governo determina, a partir deste domingo (22), o fechamento do comércio e dos serviços em todo o Estado, além da paralisação das obras da construção civil. O transporte intermunicipal também será proibido, mas nesse caso, só a partir da próxima segunda-feira (23). 

O governador ressaltou ainda que não estão incluídos na lista do decreto serviços relacionados à alimentação, como supermercados, padarias, mercadinhos, casas de ração animal, farmácias e depósitos de água mineral e gás, além de obras de serviços essenciais (como hospitais e abastecimento de água, gás, energia e internet)

O governo do Estado também determinou, por tempo indeterminado, a suspensão das aulas em toda a rede estadual de educação, pública e privada, a partir desta última quarta-feira (18). Eventos públicos e privados também estão sendo adiados, já que podem gerar aglomeração, facilitando a contaminação pela Covid-19. Além disso, órgão públicos também alteraram os serviços por conta da doença.

A Prefeitura do Recife anunciou no domingo (15), que irá solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a suspensão de todos os voos internacionais - chegada e partida - a partir do próximo dia 20 de março, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre. A medida faz parte do Plano de Contingência Municipal contra covid-19. 

>> Pernambuco tem 31 casos confirmados de coronavírus

>> Pernambuco anuncia 1º caso de cura em mulher que foi infectada por coronavírus

>> Depois de Claro e Oi, Sky Brasil libera sinal de canais por conta do coronavírus

>> Por conta do coronavírus, Globo vai tirar do ar novela Amor de Mãe e outras produções

>> Saiba como limpar o celular para se proteger do coronavírus

>> Azul anuncia suspensão de vários voos internacionais

>> Saiba como usar o app do SUS que orienta usuários sobre coronavírus

Na sexta-feira (20), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou 31 casos de infectados em Pernambuco. Também já foi detectado o primeiro caso de transmissão comunitária da covid-19 no Estado. Na segunda-feira (16), foi confirmado o primeiro contágio do novo coronavírus em uma criança de 10 anosNo dia 11 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o novo coronavírus como uma pandemia. 

Veja o que abre e o que fecha no Grande Recife por conta do coronavírus:

Escolas municipais, estaduais e privadas

O governo de Pernambuco determinou, por tempo indeterminado, a suspensão das aulas em toda a rede estadual de educação, pública e privada, a partir da quarta-feira (18).

"Fica determinada, a partir do dia 18 de março de 2020, a suspensão do funcionamento das escolas, universidades e demais estabelecimentos de ensino, público ou privados, em todo o Estado de Pernambuco", diz trecho do decreto assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB) nesta segunda-feira (16).

Leia o novo decreto do governo de Pernambuco:

Decreto do governo de Pernambuco 17.03.2020 de Jornal do Commercio
 
Em Olinda, o prefeito Lupércio Nascimento (Solidariedade), disse que também vai suspender as aulas da rede municipal e particular da cidade a partir dessa quarta-feira (18). "Ainda não temos nenhum caso confirmado em Olinda. Em relação ao decreto, passa a valer a partir de hoje (16), a suspensão das aulas durante oito dias, tanto na rede municipal como particular. Além disso, vamos estar contratando mais profissionais de saúdes, técnicos, enfermeiros, médicos, agentes da vigilância sanitária, de forma gradativa, de acordo com a necessidade." 

Ainda em Olinda, haverá a limpeza dos terminais integrados de Rio Doce e de Xambá pela equipe da secretaria municipal do município.

No final da tarde desta segunda, a prefeitura do Jaboatão também resolveu adiar as aulas na cidade por por conta do avanço de coronavírus em Pernambuco. A medida começa a valer a partir desta quarta-feira (18).

>> Consumidores denunciam aumento de até 400% em preços do álcool e máscaras ao Procon Recife

>> Coronavírus: entenda a diferença entre quarentena e isolamento

No Interior, Caruaru declarou que irá suspender as aulas de escolas e universidades públicas a partir desta terça-feira (17). Em Camaragibe, a determinação é que todos os eventos em equipamentos do município sejam adiados.

Universidades

Universidades e institutos federais de Pernambuco decidiram interromper as atividades curriculares a partir desta segunda-feira (16). A decisão foi tomada em reunião realizada pelo Consórcio Pernambuco Universitas na tarde do último domingo (15), na reitoria da Universidade de Pernambuco, como forma de prevenção para evitar o contágio do novo coronavírus (Covid-19). A suspensão vale para todos os campi, e deve perdurar, inicialmente, até o dia 31 de março.

Entre as instituições, estão a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasp), a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a Universidade Federal do Agreste (Ufape) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

A Faculdade Nova Roma, do Grupo FGV, também anunciou a suspensão de as suas atividades acadêmicas do campus Boa Viagem. A pausa começa nesta segunda-feira (16) e vai até o dia 29 de março. As atividades online da instituição de ensino serão mantidas. A Uninassau, Uninabuco e Unifacol suspenderam as atividades a partir desta segunda-feira (16) até o dia 31 de março. 

Escolas particulares

As escolas particulares de Pernambuco sinalizam que podem antecipar férias de julho por causa da pandemia de coronavírus.

>> Procon orienta que mensalidade de escolas sejam pagas mesmo durante suspensão das aulas por causa do coronavírus

Aeroporto de Fernando de Noronha

As atividades de pouso e decolagem de aeronaves no Aeroporto do Distrito Estadual de Fernando de Noronha estarão suspensas a partir do dia 21 de março. Daí, só ficam permitidos os voos para socorro médico ou transporte de moradores regulares, perante o controle migratório do Distrito de Fernando de Noronha e servidores públicos federais e estaduais, bem como outras situações excepcionais definidas pela autoridade sanitária competente.

O retorno aéreo de turistas e demais visitantes do Arquipélago de Fernando de Noronha aos respectivos locais de origem deverá ser providenciado até o dia 20 de março.

>> Não vai haver fechamento de aeroportos no País, diz ministro da Infraestrutura

>> Estados Unidos suspendem emissão de vistos

Instituto Ricardo Brennand

O Instituto Ricardo Brennand, localizado no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, suspendeu temporariamente a visitação do público, desde sábado (14), após a confirmação dos primeiros casos de coronavírus em Pernambuco.

>> Veja eventos e atrações culturais afetados pelo coronavírus em Pernambuco

Fundaj

Todas as atividades dos equipamentos da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) abertas ao público também foram suspensas por tempo indeterminado desde o último sábado (14).

Ficam fechados os cinemas (Cinema da Fundação, no Derby, na Área Central do Recife, e Cinema do Museu, em Casa Forte). Ainda no Campus Casa Forte serão suspensas as atividades do Museu do Homem do Nordeste, das galerias Massangana, Baobá, Valdemar Valente e Mauro Mota, e da Cinemateca Pernambucana.

Também no Derby, os cursos da Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP), as salas de Leitura Nilo Pereira, de Exposição Vicente do Rego Monteiro e de Videoarte Cristina Tavares, deixam de funcionar temporariamente.

A Villa Digital e a Biblioteca Blanche Knopf, em Apipucos, ficam fechadas, assim como a unidade do Engenho Massangana no Cabo de Santo Agostinho.

Paixão de Cristo

A Paixão de Cristo 2020 de Nova Jerusalém, tradicional espetáculo da Semana Santa no distrito de Fazenda Nova em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, está suspensa por conta da pandemia de coronavírus. Pernambuco tem sete casos confirmados da doença. O anúncio foi feito pelo secretário de Turismo do Estado, Rodrigo Novaes, em coletiva de imprensa neste sábado (14). O espetáculo será realizado dos dias 2 a 7 de setembro.

Academias

Foi determinada a suspensão do funcionamento de todas as academias de ginástica do Estado de Pernambuco

Postos de saúde em Olinda

Os postos de saúde de Olinda contarão com o horário estendido até o dia 26 de março. Serão 15 unidades com horários especiais, das 17h às 21h, e que atenderão ao público em geral.

Abril pro Rock

No último sábado (14), o festival Abril Pro Rock, que estava previsto para os dias 10 e 11 de abril, anunciou que não irá mais realizar o evento nessas datas. Esta é a primeira vez, em 28 anos, que as apresentações programadas não acontecem neste mês. Como foi proibido pelo Governo de Pernambuco a proibição de eventos em massa (com mais de 50 pessoas), e também pela Prefeitura do Recife, o festival fica suspenso. O comunicado oficial informa que em breve serão oferecidas instruções sobre a nova programação e a devolução de ingressos.

Copa do Nordeste

A tendência é que a oitava e última rodada da primeira fase da Copa do Nordeste aconteça de portões fechados na tentativa de evitar a proliferação do novo coronavírus.

Festividades de aniversário do Recife

Após a confirmação dos dois primeiros casos importados do novo coronavírus (Covid-19) no Recife, o espetáculo O Boi Voador, que seria realizado neste domingo (15), no Marco Zero, como parte das comemorações do aniversário da cidade, foi adiado. A Corrida das Pontes, que seria realizada em março, também foi adiada. 

Festa da Pitomba

Um dos eventos mais tradicionais da cidade de Jaboatão, a Festa da Pitomba, que aconteceria no mês de abril, também foi suspenso em função do coronavírus.

Arquidiocese de Recife e Olinda

A Arquidiocese de Recife e Olinda emitiu nota em que não proibi as celebrações, mas recomenda que pessoas acima de 70 anos não frequentem as missas já que os idosos são do grupo de risco. 

Câmara do Recife

As portas estarão abertas ao público e não será permitidas aglomerações na Casa. O horário de funcionamento será das 9h às 13h. Os servidores acima de 60 anos que fazem parte do grupo de risco estão suspensos, além das mulheres grávidas

Instituto Aggeu Magalhães

A exposição de 70 anos do Instituto Aggeu Magalhães, unidade da Fundação Oswaldo Cruz em Pernambuco, também foi adiada em meio ao surto do coronavírus. A abertura da exposição estava prevista para 19 de março.

MPPE

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) atendeu a recomendação feita pelo Conselho Nacional de Procuradores-gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) e suspendeu a realização de eventos que provoquem aglomeração de pessoas, realizados pelo MPPE em todo o Estado. As atividades de trabalho no órgão, porém, seguem normalmente.

Também por causa da pandemia de coronavírus e da confirmação de pacientes com a doença em Pernambuco, o procurador-geral de Justiça de Pernambuco (PGJ-PE), Francisco Dirceu Barros, instituiu em caráter excepcional e enquanto durar a pandemia, o Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do novo coronavírus. O objetivo do Gabinete é definir diretrizes relacionadas a atuação do MPPE neste cenário.

TJPE e TRF5

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está colocando magistrados e servidores que tenham retornado de viagem para locais com números expressivos de casos confirmados da doença em regime de teletrabalho, ou seja, remotamente. Essa medida se aplica quando as atividades realizadas pelo servidor possam ser desempenhadas em homeoffice.

Servidores maiores de 60 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas que compõem risco de aumento de mortalidade por Covid-19 também podem solicitar o regime de teletrabalho. Além disso, o TJPE está tratando qualquer servidor, voluntário, estagiário, juiz ou desembargador do Tribunal, que apresentar febre ou sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia e prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais), como um caso suspeito, que pode ter ausência abonada pelo gestor imediato da unidade em até três dias. Se os sintomas persistirem após esse período, o órgão dispensa o comparecimento físico para perícia médica daqueles que forem diagnosticados como caso suspeito ou confirmado e receberem atestado médico externo.

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) está adotando medidas semelhantes às do TJPE. O atendimento a advogados, procuradores e partes está mantido pelo TRF5, mas sob a recomendação de que seja realizado preferencialmente por meios eletrônico e telefônico. Já a visitação pública, quando não voltada para fins profissionais, está temporariamente suspensa.

Alepe

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) determinou a adoção de medidas de prevenção à infecção e propagação do coronavírus a partir desta segunda-feira (16). A Alepe proibiu a realização de eventos que provoquem aglomeração de pessoas, tais como audiências públicas, sessões solenes, grandes expedientes especiais, eventos de lideranças partidárias e de Frentes Parlamentares, visitação institucional - é comum a visita de alunos de escolas públicas - e outros programas patrocinados pela Alepe, de forma direta ou indireta.

Parque de Dois Irmãos

O Parque de Dois Irmãos, dentro das ações de enfrentamento ao novo coronavírus, mediante decisão do Governo de Pernambuco, vai estar fechado a partir desta terça-feira (17). A medida vai valer por 30 dias, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que é responsável pela administração do equipamento. O Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, diz que a decisão tem o objetivo de evitar a disseminação da Covid-19, pois, embora se trate de um espaço aberto, as pessoas tendem a se aglomerar para ver os animais na frente dos recintos.

Cinemas

A resolução suspendeu as atividades de todos os cinemas localizados no Estado de Pernambuco.

Bares, restaurantes e outros estabelecimentos

Governo de Pernambuco mandou fechar shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia para tentar conter o avanço coronavírus no Estado. A determinação, válida a partir deste sábado (21) foi anunciada durante um pronunciamento do governador Paulo Câmara (PSB) nesta quinta-feira (19).

Leia mais: Governo de Pernambuco vai fechar shoppings, bares, restaurantes e comércio de praia por conta do coronavírus

Após a determinação do governo do Estado, o Paulista North Way Shopping afirmou que vai seguir as medidas de prevenção estipuladas pelo governador e restringir o acesso ao shopping a partir do sábado. 

Shoppings e comércio

O governo de Pernambuco também determinou o fechamento de todo o comércio e dos shoppings. A medida é para evitar a circulação de pessoas. O comércio fecha neste domingo (22), enquanto os shoppings a partir deste sábado (21).

Bancos solicitam fechamento

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco pediu, nesta quinta-feira (18), ao Governo do Estado que ordene o fechamento de todos os bancos públicos e privados. A presidente da entidade, Suzi Rodrigues, protocolou um ofício com o pedido. Para ela, as medidas adotadas pelos bancos em meio à crise ainda não são suficientes. Até esta quinta, a Febraban preconiza o trabalho remoto para funcionários de grupo de risco, a melhora da higienização e o controle do fluxo de clientes para evitar aglomeração. 

>> Agência bancária em Casa Amarela fecha devido caso suspeito de coronavírus

Mercados públicos e feiras livres municipais

Seguindo medidas anunciadas pelo Comitê da Prefeitura do Recife de combate ao novo coronavírus, a Companhia de Serviços Urbanos (Csurb) do Recife anunciou que o horário de funcionamento dos Mercados e Feiras Públicas Municipais será reduzido. A partir desta sexta-feira (20), o horário de funcionamento será das 8h às 15h.

Montadora da Jeep em Goiana vai paralisar a produção 

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) anunciou nesta sexta-feira (20) que iniciou nesta semana a diminuição gradual da produção em suas fábricas no Brasil (Goiana-PE, Betim-MG e Campo Largo-PR). A expectativa é que a paralisação total aconteça no próximo dia 27. Os funcionários vão ficar em regima de férias coletivas e as atividades produtivas só serão retomadas no dia 21 de abril.

Ciclofaixa de Turismo e Lazer suspensa por tempo indeterminado

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer está suspensa por tempo indeterminado. A medida faz parte do Plano Municipal de Contingenciamento da covid-19 que conta com 112 ações. O anúncio foi feito pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio, na última quinta-feira (19).

Agências do Trabalho de Pernambuco

A partir da próxima segunda-feira (23), o expediente das Agências do Trabalho de Pernambuco estará suspenso por tempo indeterminado. Os servidores das agências foram orientados a ficar em casa e de sobreaviso para o caso de necessidade de trabalho home office ou de retorno às atividades normais.

>> Veja o drama de comerciantes e microempreendedores de um Recife deserto por causa do coronavírus

O QUE ESTÁ ABERTO

Farmácias e supermercados da cidade estão funcionando.

Aprenda a lavar as mãos corretamente:

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias