Covid-19

Coronavírus: racionamento de água dificulta prevenção de moradores no Grande Recife

Abastecimento de água é um problema antigo, mas que ganhou um peso maior neste momento de pandemia

Larissa Lira
Cadastrado por
Larissa Lira
Publicado em 17/03/2020 às 19:02 | Atualizado em 17/03/2020 às 19:21
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Moradores de bairros na Região Metropolitana do Recife já convivem com o problema da falta de água e não sabem como seguir as recomendações de lavar as mãos devido à epidemia do Coronavírus. - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Entre as recomendações do Ministério da Saúde para evitar o novo coronavírus, lavar as mãos frequentemente é uma das mais importantes. No entanto, nem toda população na Região Metropolitana do Recife tem acesso a uma das formas mais simples de prevenir o vírus: a água.

>> São Paulo registra primeira morte por coronavírus no Brasil 

>> Coronavírus: Pernambuco é o 4º Estado do Brasil com mais casos confirmados

>> Para enfrentar o coronavírus, Pernambuco terá 100 leitos de UTI nas unidades públicas de saúde

Na Rua Tamboara, no Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife, a dona de casa Ana Patrícia reclama do descaso no abastecimento. “Minha maior preocupação é com os meus filhos que vivem brincando na rua e sujando as mãos. Já chegamos a ficar 15 dias sem água". Segundo o calendário de abastecimento da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para a Rua Tamboara no mês de março, o fornecimento de água acontece de dois em dois dias e dura 48 horas. Mas não é essa a realidade, segundo moradores. 

Com apenas um tonel em casa, Ana Patrícia se vira como pode. "Água só chega forte aqui em casa de madrugada. Para poder armazenar, vou dormir de duas/três horas da manhã. Quando não, conto com a ajuda de vizinhos", completa. Segundo a moradora, o último abastecimento aconteceu no domingo (15). Diante da pandemia, a preocupação com a falta do recurso é redobrada.

“Esse problema já incomodava antes. Ligávamos para a Compesa inúmeras vezes para resolver a situação e não recebíamos respostas. Agora com o coronavírus, nossa preocupação aumenta. Como vamos lavar direito as mãos e os alimentos, por exemplo, sem água corrente na torneira?", questiona. A solução, segundo ela, seria ter o fornecimento todos os dias. 

A comerciante Michele da Silva mora na Rua Olindina, na Bomba do Hemetério, na Zona Norte, e também reclama do racionamento. “Lá em casa não tem dia certo para chegar água. Hoje tem, mas não sabemos qual será o próximo dia de abastecimento”, explica. No mês anterior, segundo ela, por passar mais de 15 dias sem o recurso, também foi necessário recorrer a outros moradores que possuem mais condições de armazenamento. Como trabalha vendendo frutas, a prevenção que utiliza depois de lidar com dinheiro e clientes é lavar as mãos, mas sempre com economia. Já na Rua Ladeira de Pedra, em Água Fria, a autônoma Alda Soares recorre ao álcool em gel, já que no seu 'fiteiro' não há água corrente. 

A reportagem do Jornal do Commercio entrou em contato com a assessoria de comunicação da Compesa, mas até a publicação desta matéria não recebeu retorno. Matéria será atualizada assim que receber a resposta.

Jaboatão dos Guararapes 

Vinte e sete quilômetros separam Água Fria de Vila Rica, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Mas a preocupação é a mesma. Para o bairro, segundo o calendário da Compesa, o abastecimento de água é previsto de nove em nove dias. Porém, de acordo com a enfermeira Solange Maria, a informação não condiz com a realidade. "Já chegamos a passar 26 dias sem água. Quando ligamos e procuramos uma resposta, nos dizem que é por causa de um cano estourado ou uma bomba quebrada", pontua.

A escassez no fornecimento já foi motivo de denúncia no Ministério Público. "Não há como estar diante de uma doença tão séria como o coronavírus sem ter, no mínimo, água. Não tem como lavar as mãos constantemente se temos que ficar economizando. Na minha casa há caixa de água e já sofro, imagina as pessoas que armazenam água em baldes", alerta. 

Casos no Brasil e em Pernambuco

No Brasil, os casos confirmados do novo coronavírus já alcançam 290 pessoas, segundo balanço feito pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (17). Pernambuco é o quarto Estado com mais casos confirmados. Em boletim, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) anunciou, na noite desta terça-feira (17), 19 pessoas diagnosticadas com a doença.

» Coronavírus: 1º caso em criança de Pernambuco é confirmado

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Moradores dos bairros da Zona Norte como Bomba do Hemetério, Alto Bela Vista e Água Fria, já convivem com o problema de falta d'água e não sabem como seguir as recomendações de lavar as mãos devido à epidemia do Coronavírus. - FOTO:FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Moradores dos bairros da Zona Norte como Bomba do Hemetério, Alto Bela Vista e Água Fria, já convivem com o problema de falta d'água e não sabem como seguir as recomendações de lavar as mãos devido à epidemia do Coronavírus. - FOTO:FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Moradores dos bairros da Zona Norte como Bomba do Hemetério, Alto Bela Vista e Água Fria, já convivem com o problema de falta d'água e não sabem como seguir as recomendações de lavar as mãos devido à epidemia do Coronavírus. - FOTO:FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias