covid-19

Coronavírus: com aeroporto fechado, Administração de Noronha orienta turistas sobre Taxa de Preservação Ambiental

A taxa TPA é a principal fonte de recursos para manter o arquipélago

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 19/03/2020 às 13:58 | Atualizado em 19/03/2020 às 17:35
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Pacientes que precisam realizar exames médicos não conseguem passagem junto à superintendência de Saúde para deixar Fernando de Noronha - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

A partir deste sábado (21), as operações de pouso e decolagem de aeronaves que operam no aeroporto de Fernando de Noronha estão suspensas. O decreto estadual foi assinado na última terça-feira (17) pelo governador de Pernambuco no plano de contingência do coronavírus (covid-19). Para tranquilizar os turistas sobre a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), a Administração da Ilha  informou que a tarifa não tem prazo de validade.  

» Governo de Pernambuco vai fechar shoppings, bares, restaurantes e comércio de praia por conta do coronavírus

» Coronavírus: No norte da Itália, médicos devem escolher quem vai ser salvo

» Aeroporto de Fernando de Noronha será fechado para turistas após caso suspeito na ilha

Assim, os turistas que pagaram a taxa online e ainda pretendem ir ao arquipélago podem ficar despreocupados com o valor. O visitante pode ir a Noronha em qualquer período, após a liberação dos voos, com a TPA em vigor. Para isso, basta informar a nova data da visita através do e-mail: [email protected].

A taxa TPA é a principal fonte de recursos para manter o arquipélago. Por isso, a Administração pede que a visita não seja cancelada, mas adiada para outro momento. Se por acaso o turista não tiver condições de voltar à ilha, a solicitação de ressarcimento da taxa deve ser feita através do mesmo e-mail. A devolução será feita em um prazo de noventa dias a partir da data do pedido.

Ouça o novo episódio do podcast O Fato É...

 

Parque Nacional Marinho também é fechado 

Pela primeira vez, desde sua criação em 1988, Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha foi totalmente fechado para a visitação. A decisão também faz parte do plano de contingência do Governo de Pernambuco contra o coronavírus. 

» Parque Marinho de Fernando de Noronha é fechado por causa do coronavírus

Casos de coronavírus em Pernambuco

De acordo com balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nessa quarta-feira (18), há 22 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, e 364 casos estão em investigação. Os municípios que têm casos confirmados são: Recife (17), Jaboatão dos Guararapes (1), Belo Jardim (1), outros países (3).

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, até essa quarta-feira (18) foram registrados 428 casos confirmados da doença.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias