covid-19

Começa operação de retirada de passageiros e tripulantes de navio atracado no Porto do Recife por conta do coronavírus

O navio está atracado no Porto do Recife desde o dia 12 de março

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 20/03/2020 às 13:58 | Atualizado em 20/03/2020 às 14:03
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Navio de cruzeiro é mantido em isolamento no Recife - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Nesta sexta-feira (20), o Governo de Pernambuco iniciou o translado dos passageiros e tripulantes do Silver Shadow, navio atracado no Porto do Recife desde o dia 12 de março. A saída do primeiro comboio, com 25 passageiros, tem início às 15h45 desta sexta. Os ocupantes irão diretamente para o Aeroporto Internacional do Recife, onde embarcarão em aviões com destino aos seus países de origem. 

>> Coronavírus: Passageiros de navio no Porto do Recife devem ser repatriados em voo fretado

>> Coronavírus: Embaixador britânico no Brasil confirma voo para retirar passageiros de navio retido no Porto do Recife

Após negociações com as embaixadas e consulados de seus respectivos países, 205 ocupantes serão transportados. As demais 400 pessoas sairão nos próximos dias. Nenhum deles apresenta qualquer sintoma de doença infectocontagiosa. 

Saídas

As saídas estão programadas em dois horários: uma às 15h45 (com 25 pessoas) e outra às 20h (com 180 pessoas). Ao todo, estão mobilizados 5 ônibus e 3 caminhões de carga. A operação terá três etapas. A primeira fase se dará ainda no Porto do Recife, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizará avaliação clínica dos ocupantes. Também acontecerá no navio todo o trâmite de imigração, para que o posterior embarque na aeronave tome o menor tempo possível. Essas primeiras 25 pessoas embarcam com destino a Santiago, capital do Chile. Parte dessas pessoas viajará, de lá, para a Austrália e a Nova Zelândia.

"Essa operação foi planejada para que haja praticamente uma ligação direta entre a porta do navio e a da aeronave, garantindo o menor contato possível entre os envolvidos e seguindo todas as regras de segurança sanitária. Todas as áreas por onde passam são exclusivas, esterilizadas antes e depois de cada procedimento”, ressalta o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua.

Às 20h, inicia-se o deslocamento do segundo comboio, com repetição das três etapas da operação, desta vez com 180 ocupantes da embarcação, entre britânicos e cidadãos de outras nacionalidades. O voo tem como destino o Reino Unido e Europa.

Outros tripulantes 

Os outros 400 tripulantes e passageiros permanecem em quarentena dentro do navio, no Porto do Recife, aguardando a conclusão das negociações entre embaixadas, consulados e a Silversea Cruises. No total, as 605 pessoas que estão no Silver Shadow desde a semana passada são de 18 nacionalidades. 

 

Comentários

Últimas notícias