Saída

Coronavírus: Embaixador britânico no Brasil confirma voo para retirar passageiros de navio retido no Porto do Recife

Navio está sem poder sair da capital pernambucana porque dois passageiros testaram positivo para a covid-19

JC
JC
Publicado em 19/03/2020 às 19:42
Notícia
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Navio de cruzeiro é mantido em isolamento no Recife - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Leitura:

Por meio das redes sociais, o embaixador britânico no Brasil, Vijay Rangarajan, confirmou que um voo da Latam vai retirar os passageiros europeus que estão no cruzeiro Silver Shadow, atracado no Porto do Recife. A embarcação ficou sem poder sair da capital pernambucana porque dois passageiros testaram positivo para o novo coronavírus (covid-19).

>> Saiba tudo sobre o novo coronavírus

>> Coronavírus: navio no Recife tem segundo caso confirmado da doença

>> Por causa do coronavírus, Pernambuco proíbe atracação de cruzeiros

 

O voo, que partirá às 21h30 desta sexta-feira (20), deve chegar ao aeroporto ao Aeroporto de Heathrow, em Londres, no dia seguinte, às 9h. Além dos britânicos, o avião transportará passageiros da Alemanha, Áustria, Belarus, Bulgária, Croácia, Espanha, França, Itália, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Romênia, Rússia e Suíça 

Há mais de 100 cidadãos britânicos a bordo do Silver Shadow, entre passageiros e tripulantes. Ao todo, o navio tem 609 pessoas a bordo.

Passageiros de cruzeiro com coronavírus

No dia 12 de março, o navio atracou no Porto do Recife, oriundo de Salvador, com 318 passageiros e 291 tripulantes. Durante o desembarque, um paciente de 78 anos, residente no Canadá, passou mal, com sinais de infarto, e o Samu foi acionado. Ao chegar ao local, a equipe médica do serviço verificou que o paciente apresentava febre e sintomas respiratórios (tosse e dificuldade de respirar), encaixando-se como um caso suspeito para o novo coronavírus. O paciente foi encaminhado para uma unidade privada do Recife.

>> Por causa do coronavírus, Pernambuco proíbe atracação de cruzeiros

Assim que o Samu levantou a suspeita da doença, a Anvisa foi acionada para suspender de imediato novos desembarques de passageiros e solicitar às agências de turismo o retorno dos que já tinham saído. Todos estão mantidos em suas cabines. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) também deslocou, de imediato, uma equipe de vigilância em saúde para auxiliar na investigação e nas ações a serem implementadas pela Anvisa. Importante ressaltar que a fiscalização de portos, aeroportos e fronteiras é de total responsabilidade sanitária da Anvisa. A SES continuará monitorando o caso.

A segunda pessoa apresentou febre e dificuldade de respirar, além de outra condição de saúde não relacionada à infecção respiratória. A transferência foi feita pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife para uma unidade de saúde privada, que fará a coleta de material para as análises laboratoriais.

>> Coronavírus: navio no Recife tem segundo caso confirmado da doença

Por solicitação dos responsáveis pela embarcação, não serão divulgados detalhes dos viajantes, como sexo, idade e nacionalidade.

Por causa do coronavírus, Pernambuco proíbe atracação de cruzeiros

 

Por causa do avanço do coronavírus (Covid-19), cruzeiros e outras embarcações de passageiros de grande porte estão impedidas de atracar em Pernambuco. A proibição, decretada pelo governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), vale enquanto durar o estado de emergência por conta da pandemia.

De acordo com o governo do Estado, somente nos meses de março e abril, havia a previsão da chegada de mais oito navios com esse perfil, transportando 11.033 pessoas. O decreto assinado pelo governador também formaliza a instalação do Comitê Estadual de Combate ao coronavírus, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Coronavírus pelo mundo

Pernambuco vai fechar shoppings, bares, restaurantes e comércio de praia por conta do coronavírus

O Governo de Pernambuco mandou fechar shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia para tentar conter o avanço coronavírus no Estado. A determinação, válida a partir do próximo sábado (21) foi anunciada durante um pronunciamento do governador Paulo Câmara (PSB) nesta quinta-feira (19). Nesta quinta-feira (19), foi divulgado que o número de infectados no Estado subiu para 28. 

>> Brasil fecha fronteiras com oito países da América do Sul para tentar conter coronavírus

>> Coronavírus: conheça os dois hospitais no Recife que receberão exclusivamente pacientes com a doença

Segundo o governador de Pernambuco, bares e restaurantes poderão continuar a funcionar, desde que apenas para a realização de entregas. Os parques e praias permanecerão abertos, segundo determinação do Governo Estadual, para corridas, caminhadas e outras práticas esportivas.

Durante o pronunciamento, Paulo Câmara estava com os olhos marejados e pediu para as pessoas ficarem em casa. "A mensagem principal que quero deixar para cada um dos senhores e das senhoras é que precisamos que o máximo possível de pessoas permaneçam em suas casas. Limitem, efetivamente, suas saídas, a ir ao supermercado, farmácia, itens de primeira necessidade", declarou. 

Leia a íntegra do pronunciamento

"Boa tarde amigos e amigas,

Quero falar diretamente a cada dos senhores e das senhoras junto com o prefeito Geraldo Júlio, e os secretários de saúde do Estado de Pernambuco, André Longo, e do município do Recife, Jailson Correia. E dizer aos senhores que hoje vamos anunciar novas medidas importantes com o objetivo de minimizarmos o avanço do novo coronavírus no nosso Estado. A experiência tem mostrado que todos os lugares do mundo estão conseguindo inverter a escalada da epidemia, só o fizeram com a diminuição da frequência de pessoas nas ruas. Por isso, estamos anunciando novas medidas que valerão a partir deste sábado, 21 de março, com a determinação de fechamento dos shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia. Os bares e restaurantes podem continuar atendendo para entregas, e os parques e praias permanecerão abertos, exclusivamente, para corrida, caminhada e outras práticas esportivas.

A mensagem principal que quero deixar para cada um dos senhores e das senhoras é que precisamos que o máximo possível de pessoas permaneçam em suas casas. Limitem, efetivamente, suas saídas, a ir ao supermercado, farmácia, itens de primeira necessidade. Hoje teremos também a oportunidade, às 17h, durante uma entrevista coletiva online para informar também novas ações que estão sendo realizadas justamente para minimizar os impactos no enfrentamento à covid-19 na vida de todos. Então, estamos nesse momento anunciando medidas restritivas que valerão a partir do próximo sábado e contamos com a colaboração de cada pernambucano e de cada pernambucana para que possamos atravessar esse período difícil com trabalho, com dedicação, mas acima de tudo com unidade de cada um de nós para cumprir as recomendações que são fundamentais para a gente ter uma possibilidade de atravessar esse momento difícil, trazendo condições à população atravessar e salvando vidas que é o objetivo principal de cada um de nós. Muito obrigado."

 

Leitos de UTI

O Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife anunciaram que serão abertas 400 novas vagas de UTI e 600 vagas de leitos de retaguarda em todo o Estado para enfrentar a disseminação do novo coronavírus. O governo irá fazer a requisição administrativa dos hospitais privados Nossa Senhora das Graças, no bairro de Boa Viagem, e Unicordis, no Torreão, que estão atualmente desativados. A ampliação também ocorrerá em Caruaru, Serra Talhada, Araripina e Petrolina.

Saiba como receber boletim do Governo sobre coronavírus pelo WhatsApp

O Governo de Pernambuco disponibilizou um número de WhatsApp para que a população receba o boletim que atualiza o número de casos suspeitos, descartados e confirmados de coronavírus no Estado. A ferramenta foi disponibilizada para combater as informações falsas que são compartilhadas a todo momento a respeito do número de casos em Pernambuco.

Para receber o boletim, é necessário salvar na agenda o número (81) 99488-3776, mandar uma mensagem dizendo "quero assinar o boletim" e aguardar o envio. O número de casos em Pernambuco é atualizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) diariamente.

Mapa de coronavírus no mundo

Medidas adotadas pelo Governo de Pernambuco para enfrentar o avanço da doença no Estado

- Suspensão de eventos de qualquer natureza com público maior de 50 pessoas;

- Museus, centros de artesanato e demais equipamentos culturais geridos pelo Governo Estadual estão fechados, assim como cinemas, academias de ginástica e similares;

- Servidores públicos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas podem ser liberados para fazer trabalho remoto, com exceção de profissionais das áreas de saúde, defesa social e abastecimento de água;

- Escolas, universidades e demais instituições de ensino de todo o Estado, públicas e privadas, tiveram as aulas suspensas por tempo indeterminado;

- Ônibus que operam na RMR receberão limpeza profunda. A higienização também será feita nos terminais integrados e miniterminais de bairro com linhas de maior demanda. Os ônibus com ar-condicionado deverão circular preferencialmente com as janelas abertas;

- Suspensão do agendamento e atendimento para a emissão do VEM Idoso até o dia 31 de março;

- Criação dos seguintes comitês: Especial Intermunicipal de Enfrentamento ao Coronavírus e Estadual Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus.

- Abertura de novas vagas de UTI;

- Suspensão das atividades do Aeroporto de Fernando de Noronha a partir do dia 21 de março;

- Determinação para o fechamento de shoppings, salões de beleza, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia.

Passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada:

Pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, no dia 11 de março de 2020, que a situação do novo coronavírus pode ser classificada como uma pandemia. Desde o final de dezembro de 2019 até essa quarta-feira (18), a entidade divulgou que mais de 190 mil pessoas foram infectadas pela doença. De acordo com o Ministério da Saúde, subiu para 428 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. O número de mortes pela doença subiu para cinco. A quinta vítima é uma mulher de 63 anos. Ela era empregada doméstica e trabalhava no Rio de Janeiro.

Comentários

Últimas notícias