A agência do Banco Itaú, em Casa Amarela, no Recife, está fechada desde a última quinta-feira (19) devido um caso suspeito de coronavírus. A funcionária do banco, que apresentou sintomas da covid-19, já realizou o teste e aguarda o resultado em quarentena. Desde então, todos os funcionários da agência também estão em isolamento.
>> Coronavírus: Pernambuco anuncia 1º caso de "cura clínica" em mulher que foi infectada
>> Sobe para 904 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil
O banco Itaú não emitiu comunicado oficial ao Sindicato dos Bancários de Pernambuco sobre a situação. Nessa quinta-feira (19) o Sindicato dos Bancários de Pernambuco solicitou o fechamento dos bancos em Pernambuco, mas não recebeu retorno do Governo do Estado até o momento.
Casos em Pernambuco
Nesta sexta-feira (20) foi anunciado, em coletiva de imprensa, a primeira ‘cura clínica’ de um caso de covid-19 em Pernambuco. Trata-se de uma mulher de 66 anos, que foi infectada pelo novo coronavírus na Europa e está em condições de alta. Outros nove pacientes permanecem internados, todos estáveis. A paciente, que, ao lado do marido, foi a primeira diagnosticada com a covid-19 em Pernambuco, teve cura clínica constatada nesta sexta-feira (20). Ela estava internada no Real Hospital Português (RHP). No total, o Estado já tem 31 casos confirmados da doença, três casos a mais em 24h.
Comércios fechados
Nessa quinta-feira (19), o governador do Estado, Paulo Câmara, decretou que shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia devem fechar a partir do próximo sábado (21). Nesta sexta (20), o decreto foi endurecido. Todo o comércio, serviços e construção civil também fecharão, porém a partir do próximo domingo (22). Apenas supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás ficam abertos.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Comentários