covid-19

Devido ao coronavírus, abastecimento de água em Fernando de Noronha será reforçado

A operação tem o objetivo de permitir a redução do atual rodízio em 24 horas

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 21/03/2020 às 16:42 | Atualizado em 21/03/2020 às 21:48
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Bares e restaurantes estão liberados para funcionar até meia-noite - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

A ilha de Fernando de Noronha será o próximo destino do Estado na escala de reforço no abastecimento de água promovido pela Compesa. Na direção das medidas de combate ao coronavírus, alinhadas com o Governo de Pernambuco, a Companhia dará início a uma fase de testes no sistema que fornece água para o arquipélago. A partir da próxima segunda-feira (23), começam a ser executadas manobras operacionais no sistema com o objetivo de permitir a redução do atual rodízio em 24 horas, passando o calendário para um dia com água e cinco sem.

>> Coronavírus: com aeroporto fechado, Administração de Noronha orienta turistas sobre Taxa de Preservação Ambiental

>> Itália bate novo recorde de mortos por coronavírus: 800 em 24h

>> Criança com sintomas de covid-19 morre com síndrome respiratória no Recife

O novo regime será testado a partir do fechamento do Parque Nacional para visitação turística. A previsão é que permaneçam na Ilha cinco mil habitantes, entre moradores, servidores do Estado e pessoas à frente de serviços essenciais. Para garantir o reforço da água, a Compesa ainda vai realizar obras de perfuração de dois poços artesianos com capacidade de produção de três litros por segundo, com o investimento de R$ 50 mil. Os novos equipamentos se unem aos poços da aeronáutica cedidos por meio de convênio para o abastecimento do arquipélago.

Após a conclusão destas intervenções serão apresentados os resultados para a melhoria no abastecimento na ilha.

NEWSLETTER DO JC SOBRE CORONAVÍRUS

O JC lança mais um produto para os leitores nesta quinta-feira (19). Diariamente às 20h, de domingo a domingo, internautas que se cadastrarem na nova newsletter vão receber por e-mail uma seleção das principais notícias do dia sobre o surto de coronavírus no mundo e no Brasil.

Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

Casos de covid-19 no Estado e no Mundo

Na última sexta-feira (20), no Brasil, o balanço do Ministério da Saúde confirmou 904 casos. Neste sábado São Paulo e Rio de Janeiro confirmaram novas mortes pela covid-19, subindo para 18 óbitos em decorrência da doença no Brasil. Já em Pernambuco, o Governo de Pernambuco, em coletiva de imprensa, anunciou que o Estado já conta com 31 casos confirmados do novo coronavírus e uma caso com cura clínica.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias