Saúde

Mulher é internada no Recife após se queimar com álcool que usou para se proteger contra coronavírus

A mulher deu entrada no HR com o corpo todo queimado, desacordada e precisou ser entubada

Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Publicado em 23/03/2020 às 8:48 | Atualizado em 23/03/2020 às 9:20
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Vítimas foram socorridas para o Hospital da Restauração - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

*Com informações da repórter Cínthia Ferreira, da TV Jornal

Uma dona de casa de 43 anos deu entrada no Hospital da Restauração (HR), que fica no bairro do Derby, na área Central do Recife, após sofrer queimaduras em decorrência do uso do álcool. De acordo com vizinhos da vítima, ela costumava colocar a substância no corpo para se proteger contra o novo coronavírus. Eles acreditam que as queimaduras aconteceram quando ela usou o álcool e foi acender um cigarro, já que é fumante.

A mulher é moradora da zona rural do município de Cachoeirinha, no Agreste de Pernambuco. Ainda segundo vizinhos, quando o incêndio foi percebido, já era tarde. A casa estava em chamas. A dona de casa deu entrada no HR desacordada, com o corpo todo queimado e precisou ser entubada. Ela segue internada no hospital na manhã desta segunda-feira (23).

Médico chefe do setor de queimados do HR faz alerta sobre uso doméstico do álcool

O álcool tem se tornado um dos principais agentes na luta contra o novo coronavírus. Álcool em gel para higienizar as mãos, ou líquido a 70% para limpar as superfícies. A substância com concentração a 70%, inclusive, teve a venda liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercialização em supermercados. No entanto, o médico Marcos Barreto, chefe do Centro de Tratamento de Queimados do HR faz alertas: não armazenar álcool em casa e dar prioridade ao uso da água e sabão, sempre que possível.

"As pessoas estão vendo o álcool como herói. Ou seja, todo mundo está pegando álcool e tendo ele à vontade. Só que nós estamos muito preocupados, principalmente aqui no HR. As pessoas vão ter álcool em casa e esquecem que as crianças estão fora da escola", explica o médico. Segundo ele, caso seja armazenado em local indevido, o álcool pode causar sérios acidentes domésticos, como incêndios. Marco Barreto compara, inclusive, ao crescimento no número de casos de queimados que ocorreu após o aumento do valor do botijão de gás, porque muitas pessoas passaram a fazer uso do álcool para cozinhar.

"Se a determinação é lavar as mãos com água e sabão, então é só seguir. Se você lava adequadamente, evita colocar a mão na boca, no nariz e olho e não sai de casa, para que precisaria do álcool? Precisa se for sair na rua, passar na direção do carro, se descer do ônibus. Mas se tiver água e sabão, a orientação é água e sabão", comenta. Ele orienta que o ideal é que, se a pessoa tiver álcool em casa, armazenar em locais onde as crianças não têm acesso, como qualquer outro potencialmente perigoso, e longe do fogo.

"Todo mundo preocupado com coronavírus, mas não pode esquecer do que o álcool pode causar. É preciso bom senso. O álcool pode matar. O álcool a 70% líquido é um dos mais inflamáveis, depois do álcool de posto. Se houver um acidente, o que tiver em um raio de dois ou três metros vai pegar fogo também. Já o álcool em gel tem menos potencial, porque ele é gelatinoso", afirma.

Comentários

Últimas notícias