DESCUMPRIMENTO

Feira em Jaboatão lotada mesmo após decreto que restringe funcionamento do comércio por causa do coronavírus

Desde domingo (22), apenas o comércio "essencial" pode funcionar em Pernambuco

Katarina Moraes
Katarina Moraes
Publicado em 25/03/2020 às 9:18
Notícia
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
Feira de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, na manhã desta quarta-feira (25) - FOTO: WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
Leitura:

Lojas, barracas, feiras de troca e fiteiros abertos. Este é o cenário da Feira de Cavaleiro, localizada em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na manhã desta quarta-feira (25), onde cuidado contra a contaminação pelo novo coronavírus parece não ter chegado. A reportagem da TV Jornal, do Sistema Jornal do Commercio, esteve no local e observou intensa aglomeração de pessoas, de crianças a idosos, poucas delas utilizando máscaras de proteção.

Segundo o decreto 48.834, assinado na última sexta-feira (20) pelo governador Paulo Câmara como medida para conter avanço da covid-19, qualquer estabelecimento voltado para abastecimento alimentar pode abrir. Mas não é permitido o consumo dos produtos no local. Está liberada apenas a venda. Isso inclui feiras livre e vendas avulsas de frutas e verduras.

WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
Feira de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, na manhã desta quarta-feira (25) - WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
Feira de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, na manhã desta quarta-feira (25) - WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
Feira de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, na manhã desta quarta-feira (25) - WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
Movimentação é intensa na manhã desta quarta-feira (25) - WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
Feira de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, na manhã desta quarta-feira (25) - WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM

O que pode funcionar

Texto de Margarida Azevedo

Supermercados, padarias, mercados, lojas de conveniência e açougues funcionam normalmente. Não pode ter self service, caso o serviço seja oferecido. Feiras livre e vendas avulsas de frutas e verduras também podem ocorrer, mas com a mesma lógica de não ter consumo no local. Comércio nas praias está suspenso.

O decreto, assinado na última sexta-feira (20) pelo governador Paulo Câmara, permite ainda a abertura de lojas de defensivos e insumos agrícolas; farmácias e estabelecimentos de venda de produtos médico-hospitalares e lojas de produtos de higiene e limpeza.

Também continuam sem restrição postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás e demais combustíveis. Oficinas para consertos de carros e borracharias podem abrir. Mas concessionárias, não.

Em relação a lojas que prestam serviços, o governo estadual liberou a abertura de clínicas, hospitais, laboratórios e consultórios médicos. Também unidades que prestem serviços de abastecimento de água, gás, energia, telefonia e internet.

O decreto autoriza ainda o funcionamento de lavandeiras, casas lotéricas, bancos,clínicas e hospitais veterinários e hotéis e pousadas.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Confira o mapa de casos

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias