Saúde

Drive-thru, vacina em casa e mais; Por causa do coronavírus, veja como funciona vacinação contra a gripe no Grande Recife

Devido à pandemia do novo coronavírus, para evitar aglomerações, muitos municípios têm adotado estratégias, como o drive-thru de vacinação

Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Publicado em 24/03/2020 às 9:38 | Atualizado em 24/03/2020 às 11:47
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Em algumas cidades, a vacinação está suspensa devido ao fim das doses enviadas pelo Ministério da Saúde - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve início nessa segunda-feira (23) em todo o País. Apenas no Recife, por exemplo, mais de 50 mil, entre idosos e profissionais de saúde, foram imunizados. Devido à pandemia do novo coronavírus, para evitar aglomerações, muitos municípios têm adotado estratégias, como o drive-thru de vacinação, em que a pessoa não precisa descer do carro para ser vacinado. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), diversas cidades estão também fazendo a imunização de idosos (acamados ou não, dependendo do município) na própria residência. Veja como funciona a vacinação nas cidades:

*A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Araçoiaba, mas não conseguiu contato até o momento da publicação.

Abreu e Lima

Segundo a Secretaria de Saúde, a vacinação está acontecendo tanto nas casas dos idosos, quanto nos postos de saúde de Abreu e Lima. A prefeitura reforça que as medidas para evitar a aglomeração de pessoas estão sendo tomadas. A próxima etapa da vacinação contra a gripe na cidade acontece no dia 16 de abril, quando a imunização será feita em pessoas com doenças crônicas, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Cabo de Santo Agostinho

No Cabo de Santo Agostinho, a vacinação também está acontecendo em casa e, de acordo com a Prefeitura, esta é uma medida para evitar aglomeração de pessoas. No município, a Secretaria de Saúde disponibilizou um número de telefone, o 0800.2815512, para que os idosos com dificuldade de locomoção, deficiência física, acamados e moradores de áreas descobertas pelos postos de saúde possam ter atendimento em casa. Para solicitar este tipo de atendimento, é necessário fornecer o nome, idade e endereço.

A vacinação ocorre também nos postos de saúde da cidade, onde foi estabelecida uma distância mínima entre as pessoas e foi orientada a entrada de apenas três pessoas por vez. A campanha será dividida em três fases. A primeira, para os idosos e profissionais de saúde, vai até o dia 14 de abril. A segunda, de 16 de abril a 8 de maio, para crianças menores de seis meses e menos de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos privado de liberdade, funcionário do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, entre outros.

No Shopping Costa Dourada, também é possível ter a vacinação por meio de drive-thru. O sistema começou nesta terça-feira (24) e segue até o dia 27 de abril, das 9h às 16h. O acesso é pela entrada dois do mall e a vacina é destinada a idosos, pessoas com deficiência e cuidadores de idosos com comprovação.

Camaragibe

ALINE SALES/DIVULGAÇÃO
Em Camaragibe, idosos são vacinados contra a gripe dentro dos carros, no sistema de drive thru - ALINE SALES/DIVULGAÇÃO

Em Camaragibe, a vacinação ocorrerá em domicílio para os idosos que já são cadastrados nos postos de saúde. A prefeitura esclarece que a imunização será feita em toda cidade e que nenhuma área terá privilégio em relação à outra. Para os idosos que ainda não são cadastrados, é necessário ir ao posto de saúde mais próximo de sua casa para que seja feita a vacinação, das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira. Em parceria com o Camará Shopping, a cidade também conta com drive thru, a partir desta terça-feira (24), no estacionamento do mall, próximo à loja Riachuelo.

Goiana

Na cidade de Goiana, para evitar aglomeração, o prefeito Eduardo Honório determinou que cada unidade de saúde tenha um dia específico para atender apenas os idosos. Já nas pessoas acima de 60 anos que são acamadas e domiciliadas, a vacinação acontece em casa. Também haverá um ponto extra de vacinação, que irá funcionar na Escola Municipal Irmã Marie Armelle Falguiéres (EMAF), das 8h30 às 16h30. Nesta primeira fase da vacinação contra a gripe, o município suspendeu as imunizações de rotina.

Igarassu

No município, a vacinação contra a gripe só tem início a partir desta quarta-feira (25), devido à dificuldade de abastecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nas unidades. Para reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, a vacinação acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, por meio do drive-thru, no Centro de Artes de Igarassu ou na Policlínica São Lucas. Para ser imunizado, basta apresentar o RG. Outra opção oferecida pela prefeitura é a vacinação em domicílio, feita através do cadastro já existente de idosos nas unidades de saúde da família. Para os profissionais de saúde, também há a opção de ir na Unidade Hospitalar de Igarassu.

Ilha de Itamaracá

A vacinação contra a gripe na Ilha de Itamaracá acontece apenas nas unidades básicas de saúde, das 8h às 15h. "Não é necessário que todos os idosos compareçam de imediato nas UBS, eles têm 19 dias para receber a vacina contra a gripe", disse a prefeitura, por meio de um comunicado nas redes sociais.

Ipojuca

Idosos acamados ou com dificuldade de locomoção que moram em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, vão poder ser vacinados em casa, segundo a Secretaria de Saúde do município. Para estas pessoas, é preciso que algum familiar entre em contato com um agente comunitário de saúde para solicitar o serviço. Na cidade, serão mais de 20 unidades de saúde realizando a vacinação para evitar a aglomeração de pessoas, das 8h às 12h. Apenas nessa segunda-feira (23), foram imunizadas 3.110 pessoas.

Itapissuma

A imunização de idosos em Itapissuma ocorrerá nas residências. De acordo com a prefeitura do município, os profissionais tomarão medidas de segurança, como o uso dos EPIs para fazer a vacinação.

Jaboatão dos Guararapes

CHICO BEZERRA/DIVULGAÇÃO PJG
Em Jaboatão dos Guararapes, os idosos podem ser vacinados nos postos, em casa, se forem acamados e no sistema de drive thru - CHICO BEZERRA/DIVULGAÇÃO PJG

A expectativa da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes é imunizar 59.174 idosos (60 anos ou mais) e 15.528 profissionais da área da saúde durante a primeira fase da vacinação contra a gripe. Na cidade, são disponibilizados 99 salas de imunização. A prefeitura aconselha que os idosos compareçam pela manhã. Já os acamados receberão a vacina em domicílio. Para informações, a pessoa pode ligar para a Coordenação de Vacinação, pelos números (81) 3476-2866 / 99975-2376.

No Shopping Guararapes, a partir desta terça-feira (24), também haverá um ponto de vacinação drive thru em Jaboatão dos Guararapes. No local, a imunização acontece das 9h às 16h. Apenas nessa segunda, primeiro dia de vacinação, mais de oito mil doses foram administradas.

Moreno

Em Moreno, a vacinação acontece em três locais, das 8h às 16h, sendo elas: a quadra do Colégio Municipal Baltazar Moreno e na Praça da Bandeira, em Moreno. Na Praça da Bandeira, terá o serviço de drive-thru. Já em Bonança, a imunização acontece na Escola Jornalista Edson Regis. Os idosos acamados também serão vacinados em casa.

Olinda

Em Olinda, são 15 pontos de atendimento, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. A prefeitura disponibilizou um telefone, o (81) 99256.3467 (WhatsApp), para que seja feito o agendamento da vacinação em condomínios residenciais. Além disto, o município também conta com vacinação no sistema drive-thru, no estacionamento do Shopping Patteo e no Fortim do Queijo.

Paulista

A vacinação no município está suspensa. Veja nota enviada pela prefeitura:

Por conta do número de doses insuficientes que chegaram ao município, disponibilizadas pelo Governo federal, e da alta procura pela vacina do H1N1, a Saúde do Paulista irá interromper temporariamente a campanha de vacinação e aguardar que cheguem as doses do Ministério da Saúde. Assim que for restabelecido o abastecimento, serão divulgadas novas datas.

Recife

No primeiro dia de vacinação, mais de 50 mil pessoas foram imunizadas no Recife, nessa segunda-feira (23). O número equivale a 20% dos cerca de 250 mil idosos e profissionais de saúde da cidade. Até sexta-feira (27), o Recife irá implantar o sistema de drive-thru nos centros de compras. Na capital, são mais de 40 escolas e creches, clubes, associações de moradores, paróquias, polos da Academia da Cidade, entre outros. A vacinação acontece das 8h às 17h.

A Prefeitura do Recife esclareceu que, nas áreas cobertas pela Estratégia de Saúde das Famílias (ESF), já existe um levantamento de idosos acamados e que, estes, receberão a vacina em casa. Para as áreas que são são cobertas pelo programa, o ideal é que a pessoa seja levada a uma unidade de saúde, onde há cadeiras de rodas. Se necessário, a vacinação também pode ser feita dentro do carro. Em casos de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com o Distrito Sanitário responsável pelo bairro. Os telefones estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife. 

Distrito Sanitário I - Bairros: Recife, Santo Amaro, Boa Vista, Cabanga, Ilha do Leite, Paissandu, Santo Antônio, São José, Coelhos, Soledade, e Ilha Joana Bezerra. Fone: (81) 3355.1543 / 6813 / 3814.

Distrito Sanitário II - Bairros: Alto Santa Terezinha, Água Fria, Arruda, Beberibe, Bomba do Hemetério, Campo Grande, Cajueiro, Campina do Barreto, Dois Unidos, Encruzilhada, Fundão, Hipódromo, Linha do Tiro, Ponto de Parada, Porto da Madeira, Peixinhos, Rosarinho e Torreão. Fone: (81) 3355.4317 / 4318 / 6949.

Distrito Sanitário III - Bairros: Aflitos, Alto do Mandu, Apipucos, Casa Amarela, Casa Forte, Derby, Dois Irmãos, Espinheiro, Graças, Jaqueira, Monteiro, Parnamirim, Poço, Santana, Sítio dos Pintos e Tamarineira. Fone: (81) 3355.5404 / 5400 / 5401.

Distrito Sanitário IV - Bairros: Caxangá, Cidade Universitária, Cordeiro, Engenho do Meio, Ilha do Retiro, Iputinga, Madalena, Prado, Torre, Torrões, Várzea e Zumbi. Fone: (81) 3355.7550 / 7552.

Distrito Sanitário V - Bairros: Afogados, Areias, Barro, Bongi, Caçote, Coqueiral, Curado, Estância, Jardim São Paulo, Jiquiá, Mangueira, Mustardinha, Sancho, San Martin, Tejipió e Totó. Fone: (81) 3355.9562 / 9563 / 9568 / 9569 / 9570.

Distrito Sanitário VI - Bairros: Boa Viagem, Brasília Teimosa, Imbiribeira, Ipsep e Pina. Fone: (81) 3355.1958 / 1953.

Distrito Sanitário VII - Bairros: Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Brejo do Guabiraba, Brejo do Beberibe, Córrego do Jenipapo, Guabiraba, Macaxeira, Mangabeira, Morro da Conceição, Nova Descoberta, Passarinho, Pau Ferro e Vasco da Gama. Fone: (81) 3442.2710.

Distrito Sanitário VIII - Bairros: Cohab, Ibura e Jordão.

São Lourenço da Mata

Quem não puder se dirigir a uma unidade de saúde básica será atendido em casa na cidade de São Lourenço da Mata. As vacinas contra a gripe estão sendo disponibilizadas nas UBS's, das 8h às 16h. No Centro Social Urbano (CSU) e no Centro de Especialidades Médicas (CEM), o atendimento será das 8h às 15h.

ALINE SALES/DIVULGAÇÃO
Em Camaragibe, idosos são vacinados contra a gripe dentro dos carros, no sistema de drive thru - FOTO:ALINE SALES/DIVULGAÇÃO
CHICO BEZERRA/DIVULGAÇÃO PJG
Em Jaboatão dos Guararapes, os idosos podem ser vacinados nos postos, em casa, se forem acamados e no sistema de drive thru - FOTO:CHICO BEZERRA/DIVULGAÇÃO PJG

Comentários

Últimas notícias