SOLIDARIEDADE

UFRPE arrecada recursos para pessoas que se encontram em situação de rua por conta do coronavírus; iniciativa beneficiará também pequenos comerciantes

A doação pode ser feita por meio de transferência bancária ou pela vaquinha online

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 01/04/2020 às 14:52 | Atualizado em 01/04/2020 às 16:52
Foto: Divulgação/UFRPE
Na Rural, pelo menos 60% das aulas das graduações serão ofertadas presencialmente a partir de fevereiro - FOTO: Foto: Divulgação/UFRPE

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) lançou uma campanha, chamada de Ruralinda Solidária, para beneficiar pessoas que se encontram em situação de rua por conta do novo coronavírus. O objetivo é arrecadar, inicialmente, recursos para aquisição de alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal. A ação também irá beneficiar os pequenos comerciantes com a compra desses insumos nos mercados de bairros e comunidades periféricas.

O grupo criado para a campanha conta com a participação de estudantes, professores, técnicos administrativos, da reitora da UFRPE, Maria José de Sena, e do vice-reitor da instituição, Marcelo Brito Carneiro Leão. Inicialmente, a meta é arrecadar R$ 10 mil. Até as 14h35 desta quarta-feira (1°) foram doados R$ 640. 

A doação pode ser feita por meio da vaquinha online ou por transferência bancária (dados estarão abaixo). No entanto, o vice-reitor fez um apelo para que a doação seja feita, preferencialmente, por transferência bancária, porque o dinheiro doado através da vaquinha só estará disponível em 14 dias. Segundo Marcelo, as compras dos produtos serão feitas a partir do dia 6 de abril. Nos próximos dias será anunciada uma nova fase da campanha: a de doação de roupas.

Para o vice-reitor da UFRPE, as universidades têm um papel importante no atual cenário. "É para além do papel da universidade, é um papel de cidadania. A universidade é um local de construção de conhecimento e de cidadania. Então, fazer ações nesse momento que ajude as pessoas, principalmente as mais vulneráveis, é nosso dever", avaliou.

Casos confirmados em Pernambuco e no Brasil

Nesta quarta-feira (1°), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou que subiu para 95 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, e que foram confirmados mais dois óbitos da covid-19, chegando a oito vítimas fatais. No momento, 23 pacientes estão internados, sendo 14 em UTI/UCI e nove em leitos de isolamento. Outros 50 estão em isolamento domiciliar e 14 estão curados.

Os casos confirmados estão distribuídos nos seguintes municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina, Ipubi, Goiana e Aliança, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

No Brasil, o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nessa terça-feira (31) apontou que há 5.717 pessoas infectadas pelo novo vírus, e 201 morreram vítimas da doença.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias