Pandemia

PM vai ao Hemope doar sangue para reforçar estoques durante pandemia do novo coronavírus

Os estoques de sangue do local passam por um estado considerado crítico

Bruna Oliveira Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Mayra Cavalcanti
Publicado em 01/04/2020 às 14:46
JAILTON JR./JC IMAGEM
A campanha Sangue do Meu Sangue busca somar forças para sensibilizar doadores de todo o estado para contribuir com o estoque de sangue da unidade durante a pandemia da covid-19. - FOTO: JAILTON JR./JC IMAGEM

Voluntários do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Pernambuco estarão presentes na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), que fica no bairro do Derby, na área Central do Recife, nessa quinta-feira (2), para realizar doações de sangue, já que durante a pandemia do novo coronavírus os estoques de sangue do local passam por um estado de carência.

Para não prejudicar o funcionamento do hemocentro, dez policiais farão as doações no período da manhã e dez na parte da tarde. A Polícia Militar informou que todos os comandantes de batalhões localizados na Região Metropolitana do Recife, além das unidades especializadas, estão realizando orientações para que efetivos participem da campanha.

 

Número de doadores cai no Hemope devido ao novo coronavírus

Para manter os estoques de sangue em níveis razoáveis, o Hemope precisa receber, em média, de acordo com a fundação, 350 candidatos por dia. O problema é que, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, o fluxo de pessoas tem diminuído. Por dia, a quantidade de doadores não chega a 200 pessoas. Com a queda, os níveis do estoque estão em estado considerado crítico.

Segundo a gerente do hemocentro Recife, Lésbia Sitcovisky, neste período do ano sempre há um redução em 30% no número de doações, ocasionada pelas férias e pelo Carnaval, porém, este ano, a diminuição foi de 40%. "O estoque, de uma maneira geral, está crítico. Alguns menos, outros mais. Mas a gente está precisando repor e todos os tipos sanguíneos são bem-vindos. A doação de sangue é algo sazonal, então neste período já temos uma redução, mas este ano está maior e isto é preocupante. Março e abril são os meses que a gente começaria a recuperar os meses anteriores, mas estamos diminuindo e a tendência é que caia mais", explica Lésbia.

A gerente conta que a suspensão dos procedimentos eletivos em Pernambuco tem dado algum alívio, devido à redução da demanda pelo sangue, mas que é necessário que os níveis aumentem. "A gente não pode fechar, nem tem como restringir a doação. Por isto estamos tomando medidas de proteção, tanto com os candidatos, como com os nossos profissionais", comenta. A recomendação é que fique em casa caso apresente sintomas de gripe ou de qualquer outra doença.

O que eu preciso para ser um doador?

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos. Os menores de idade devem ir acompanhados do responsável. É necessário pesar mais de 50 quilos, ter boa saúde e um documento de identificação com foto. Os homens podem realizar a doação a cada três meses, enquanto o período para mulheres é de quatro meses. A pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h.

Comentários

Últimas notícias