vaquinha

Coronavírus: Plataforma Quero Impactar faz campanha para arrecadar recursos para fundo do idoso

Os recursos serão utilizados para a aquisição de equipamentos para conter o avanço do coronavírus

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 03/04/2020 às 15:06 | Atualizado em 03/04/2020 às 15:06
DIVULGAÇÃO
Fundo Municipal da Pessoa Idosa - FOTO: DIVULGAÇÃO

Quero Impactar é uma plataforma da Prefeitura do Recife que incentiva o engajamento de pessoas na resolução de problemas sociais na cidade e está fazendo uma campanha para arrecadar recursos para os idosos infectados com o novo coronavírus (covid-19). Uma das formas de ajudar é doando até 6% do valor do Imposto de Renda, que será abatido no próximo ano.

>> Costureira produz máscaras de tecido contra coronavírus para doação no Recife

O objetivo da arrecadação para o Fundo Municipal do Idoso é a compra de equipamentos de proteção individual e médico-hospitalares para o suporte no atendimento de pacientes acima de 60 anos com coronavírus. Até agora, só foram arrecadados 0.51% do valor total do fundo de enfrentamento. 

>> Neymar faz doação milionária para o combate ao coronavírus

Fundo Municipal da Pessoa Idosa é uma capacitação destinada a pessoas idosas do Recife com programas de promoção, defesa e proteção dos direitos humanos das pessoas idosas. O projeto trabalha com a inclusão e bem estar dessas pessoas com cursos de informática. A maioria da turma é formada por mulheres idosas, que procuram a capacitação por diversos motivos diferentes e aprendem a utilizar planilhas de Excel, tabela de gráficos para trabalhar com orçamento doméstico, internet, redes sociais.

>> Coronavírus: Seleção Francesa vai fazer doação para hospitais em Paris

A doação feita por pessoas físicas e jurídicas podem ser feitas por duas modalidades, através do site, e por até 6% do Imposto de Renda, e a fundo perdido (sem benefício fiscal) a iniciativas ligadas à cultura, esporte e políticas para crianças, idosos e pessoas com deficiência, sem que o contribuinte tenha qualquer gasto adicional. O projeto alerta que, como o recurso é parte do que seria pago no Imposto de Renda, é resolvido o problema da desconfiança por parte do doador "frente à ausência de projetos sérios e transparentes aptos a receber apoio".

Para que pessoas físicas tenham os benefícios fiscais, podem ser doados até 6% do IR que podem ir para qualquer uma das áreas de cultura e esportes. Pessoas jurídicas podem ter a redução de 1% do IR, em casos de empresas tributadas por lucro real.

A plataforma Quero Impactar foi desenvolvida pela Prefeitura do Recife, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), com a parceria da o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica), o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (Comdi), a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Seturel) e a Fundação de Cultura da Cidade do Recife.

Comentários

Últimas notícias