INFORMAÇÕES

Pernambuco lidera ranking de transparência de dados sobre novo coronavírus

Um levantamento feito pela Open Knowledge Brasil mostra Pernambuco como único Estado em nível Alto de transparência

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 03/04/2020 às 15:21 | Atualizado em 03/04/2020 às 21:29
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
O governo de Pernambuco tem realizado coletivas de Imprensa quase diariamente no Palácio do Governo para divulgação de boletins da pandemia do novo coronavírus - FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

A pandemia do novo coronavírus exige uma coleta de dados precisa e transparência na divulgação destes números. De acordo com um levantamento feito pela Open Knowledge Brasil (OKBR), uma organização que atua na área de transparência e abertura de dados públicos, Pernambuco é líder de transparência na publicação das informações que permitem acompanhar em detalhes a disseminação da pandemia da covid-19. O Estado tem uma avaliação de 81 pontos de um total de 100, seguido pelo Ceará, com 69 pontos e Rio de Janeiro, com 64.

A transparência dos 27 Estados brasileiros, do Distrito Federal e do Governo Federal avaliada pela OKBR resultou em um ranking, dividido nos níveis Alto, Bom, Médio, Baixo e Opaco. A maioria dos Estados não está dentro do que poderia ser considerado razoável.

Também segundo o relatório da Open Knowledge, 90% dos avaliados não publicam dados suficientes para acompanhar a disseminação da pandemia da covid-19 pelo país, incluindo o governo federal. Nenhum estado divulga quantos leitos, sobretudo UTIs estão ocupados, em relação ao total disponível.

"Esta avaliação busca apoiar os estados e o governo federal na melhoria da transparência", explica Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR. "Como o Ministério da Saúde publica dados muito agregados e os estados não observam os mesmos parâmetros de publicação, há muita variação entres os estados. Isso pode prejudicar a comparação e dificultar o planejamento e a infraestrutura de saúde necessária para lidar com a crise", concluiu Fernanda.

Enquanto Pernambuco é o único Estado que apresenta nível Alto, Ceará e Rio de Janeiro têm nível Bom e apenas outros cinco estados se classificam como nível Médio - Tocantins, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Roraima.

A grande maioria está no nível Baixo, são 11 estado nessa classificação: Rio Grande do Sul, Alagoas, Bahia, Mato Grosso, São Paulo, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Piauí, Amazonas, Acre e Goiás.

No nível Opaco, a pontuação vai de 0 a 19 pontos. Fazendo apenas dez pontos, estão o Amapá, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Santa Catarina, Sergipe, além de Pará e Rondônia, que têm a pontuação zerada.

Governo Federal tem nível de transparência considerado baixo

Além dos estados, a avaliação também analisou o transparência do Governo Federal quanto aos dados da pandemia no Brasil. No ranking, a União aparece no nível baixo, dividindo o oitavo lugar com o Rio Grande do Sul, com 36 pontos.

Dimensões levadas em conta pela avaliação

São três as dimensões levadas em conta pela avaliação da OKBR: Conteúdo, Granularidade e Formato. Entenda:

Conteúdo

Os itens considerados são idade, sexo e hospitalização dos pacientes confirmados, além de dados sobre infraestrutura de saúde, como ocupação de leitos, testes disponíveis e aplicados.

Granularidade

Neste item, a OKBR avalia se os casos estão disponíveis de forma individual e anonimizada, além do grau de detalhe sobre a localização (porvmunicípio ou bairro, por exemplo).

Formato

Para o formato, a avaliação considera como pontos positivos a publicação de painéis análiticos, planilhas em formato editável e séries históricas dos casos registrados.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias