Religião

Coronavírus: Missa do Domingo de Ramos será celebrada com fiéis a distância; veja como fica calendário de celebrações

A pandemia do coronavírus afetou o calendário dos religiosos, que só poderão acompanhar as cerimônias através de transmissões ao vivo

Gabriela Carvalho
Cadastrado por
Gabriela Carvalho
Publicado em 05/04/2020 às 8:54 | Atualizado em 05/04/2020 às 8:56
Foto: Bianca Sousa/JC Imagem
Evento realizado pelo dom Fernando Saburido será transmitido por rádio e na internet - FOTO: Foto: Bianca Sousa/JC Imagem

Com a recomendação de isolamento social devido ao coronavírus, a celebração da missa do Domingo de Ramos será feita de uma forma diferente. A Arquidiocese de Olinda e Recife fará o ato religioso sem a presença dos fiéis.

>> Acompanha as últimas notícias sobre o coronavírus

>> Coronavírus: Vaticano indica Semana Santa sem fiéis e transferência de procissões

O evento, realizado pelo arcebispo dom Fernando Saburido, neste domingo (5), às 9h, na Catedral de Olinda, será transmitido ao vivo através da Rádio Jornal (FM 90.3, site da Rádio Jornal e aplicativo da Rádio Jornal) e da página da arquidiocese no Facebook.

>> Igrejas se adaptam ao isolamento causado pelo coronavírus com transmissões ao vivo nas redes sociais

>> Após liminar derrubada pelo TRF2, lotéricas e igrejas voltam a ser serviços essenciais

A tradicional procissão no domingo que antecede a Páscoa não vai acontecer como medida preventiva. Com o auxílio da tecnologia neste período, mesmo sem o público presencialmente, toda a programação será mantida.

Programação da Semana Santa

A Arquidiocese de Olinda e Recife divulgou, nesta sexta-feira (3) a programação da Semana Santa. As celebrações reunirão o mínimo de pessoas possível, apenas as equipes de liturgia e de comunicação.

DIA 9 – Dom Fernando preside a celebração da Quinta-feira Santa, às 17h, com o rito do Lava-pés.

DIA 10 – Na Sexta-feira da Paixão, dom Fernando preside a liturgia da Paixão e Morte de Jesus, às 15h. Ao final da liturgia, a imagem do Senhor Morto sai, solitária, em carro aberto (não haverá procissão de fiéis em obediência às orientações dos órgãos de saúde).

DIA 11 – No Sábado de Aleluia, o arcebispo preside, às 20h, a Vigília Pascal. A celebração começa à luz de velas.

DIA 12 – No Domingo de Páscoa, dom Fernando preside a missa de Páscoa, às 9h.

As paróquias vêm transmitindo as missas dominicais e outras celebrações pelas redes sociais. Assim como na catedral, as transmissões começam no Domingo de Ramos.

Comentários

Últimas notícias