covid-19

Coronavírus: Vaticano indica Semana Santa sem fiéis e transferência de procissões

Em relação ao chamado Tríduo Pascal, que começa na chamada Quinta-Feira Santa, a orientação é de que as celebrações ocorram sem os fiéis

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 23/03/2020 às 15:59
Vatican Media
O documento foi aprovado pelo papa Francisco em 27 de junho. - FOTO: Vatican Media

O Vaticano orientou as dioceses que estejam em emergência sanitária pela covid-19 a manterem missas sem fiéis mesmo durante a Semana Santa e transferir as tradicionais procissões para setembro. Sob consultas, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos destacou que a festa da Páscoa não pode ser transferida de data.

>> Mais de 1,7 bilhão de pessoas em confinamento no mundo por pandemia de coronavírus

>> Coronavírus: Angela Merkel testa negativo para covid-19

Em relação ao chamado Tríduo Pascal, que começa na chamada Quinta-Feira Santa, a orientação é para que "mesmo sem a participação dos fiéis, o bispo e os párocos celebrem os mistérios litúrgicos, avisando os fiéis da hora de início de modo a que se possam unir em oração nas respectivas habitações". E que se estimule o uso das redes sociais. Prevê-se especificamente para a Sexta-Feira Santa que "na oração universal, o Bispo Diocesano terá o cuidado de estabelecer uma intenção especial pelos doentes, pelos defuntos e por aqueles que sofreram alguma perda" por causa da covid-19.

Metade das dioceses paulistas já adotou restrições, incluindo as Arquidioceses de São Paulo, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba. As procissões tradicionais de Domingo de Ramos e da Sexta-Feira Santa poderão ser transferidas. "As expressões de piedade popular e as procissões que enriquecem os dias da Semana Santa e do Tríduo Pascal, a juízo do Bispo diocesano poderão ser transferidas para outros dias convenientes, por exemplo, 14 e 15 de setembro", diz o texto pontifício.

Vaticano

Nesta segunda-feira (23) na missa ao vivo que mantém por streaming da Casa Santa Marta, o papa voltou a destacar a pandemia. "Rezemos hoje pelas pessoas que por causa da pandemia estão começando a ter problemas econômicos, porque não podem trabalhar e tudo isso recai sobre a família. Rezemos pelas pessoas que têm esse problema." Francisco ainda cancelou a visita que faria a Malta no fim de maio.

Casos no Brasil e em Pernambuco

No balanço divulgado nesse domingo (22) pelo Ministério da Saúde, o Brasil registra 1.546 casos e 25 mortes. Em Pernambuco são 37 casos confirmados de covid-19. Desde a quinta-feira (19), o Estado também já registrou três casos de cura clínica, pessoas que já conseguiram debelar a infecção viral e ficaram em condições de receber alta.

>> Coronavírus: já são 25 mortes e 1.546 casos no Brasil

>> Coronavírus: sobe para 37 o número de casos confirmados em Pernambuco

>> Coronavírus em Pernambuco: veja os casos confirmados por faixa etária

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias