Páscoa

Missa de Ramos: Arquidiocese de Olinda e Recife dá início às celebrações da Semana Santa a portas fechadas por causa do coronavírus

Os fiéis puderam acompanhar a celebração em suas casas, através das redes sociais, obedecendo às recomendações de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus

Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Publicado em 05/04/2020 às 11:47 | Atualizado em 05/04/2020 às 13:44
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
A Missa de Ramos, que dá início às celebrações da Semana Santa, foi realizada a portas fechadas devido ao novo coronavírus - FOTO: WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM

Com ramos pendurados nas portas fechadas da Catedral do Santíssimo Salvador, no Alto da Sé, em Olinda, no Grande Recife, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, deu início às celebrações da Semana Santa, neste domingo (5), com a Missa de Ramos. Os fiéis puderam acompanhar a celebração em suas casas, através das redes sociais, obedecendo às recomendações de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.

Nas cadeiras da catedral, ao invés de pessoas, foram colados os nomes impressos das paróquias e pastorais, para assim, simbolizar a presença. Para a Igreja Católica, a Missa de Ramos simboliza o início das celebrações da Páscoa, e relembram a chegada de Jesus a Jerusalém, onde foi recebido por muitas pessoas, que colocaram ramos no chão para que ele pudesse passar.

"Estamos celebrando um domingo de Ramos especial, diante da pandemia que estamos vivendo. Está nos fazendo sofrer, mas colocamos na mão de Deus, sabendo que ele conduz a nossa vida. Hoje celebramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, as pessoas aclamando o Cristo como rei de Israel, e daqui a pouco mudam a mentalidade, crucificando-o. Que nós possamos aprender com tudo isso e aproveitar essa semana para renovar nosso compromisso com a fé", afirma Dom Fernando Saburido.

WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
Nas portas da Catedral, foram colocados ramos para simbolizar a chegada de Jesus a Jerusalém - WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
A Missa de Ramos foi celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido - WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
A Missa de Ramos foi celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido - WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
A Missa de Ramos foi celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido - WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
Como a celebração foi feita a portas fechadas, os nomes das paróquias foram colocados nos bancos da catedral - WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
A Missa de Ramos aconteceu na Catedral do Santíssimo Salvador, no Alto da Sé, em Olinda - WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM

Durante a cerimônia eucarística, que contou com a participação presencial do arcebispo de Olinda e Recife e das equipes de liturgia e de comunicação, Saburido reforçou a importância do isolamento social e comentou sobre o momento que o mundo tem vivido devido à covid-19.

"Muitas pessoas estão se fazendo essa pergunta: será que Deus nos abandonou? Deus não está olhando para a humanidade, diante de tanta dor, diante de tanto sofrimento. Será que ele não está respondendo às nossas preces? Nós sabemos, nossa fé nos garante que Jesus está agindo. Deus está conosco. Ele age com cada pessoa que está procurando fazer o bem, correndo risco de vida para ajudar", comentou.

Assim como a Missa de Ramos, todas as celebrações da Semana Santa serão realizadas a distância, presididas por dom Fernando Saburido e sendo transmitidas pelas redes sociais, como já vem acontecendo nas últimas semanas. A única cerimônia eucarística que não acontecerá será a missa e bênção dos Santos Óleos, que foi adiada pela arquidiocese, por causa da necessidade de reunir o clero. É nesta celebração que os padres recebem os óleos que serão utilizados nas paróquias para os sacramentos como o Batismo, Crista e Unção dos Enfermos.

Uma das pessoas a acompanhar a missa pelo YouTube foi a dona de casa Valéria Cardoso, de 60 anos. Ela costuma frequentar as missas da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Ipsep, Zona Sul do Recife. "Está sendo gratificante poder acompanhar a missa. É melhor do que se a gente não tivesse as redes sociais. Mas não é a mesma coisa do que você estar reunido com seus irmãos, vivenciando. Eu, desde que me entendo por gente, desde criança, nunca passei por uma fase tão difícil, como a gente a gente está passando agora. Em pleno período da quaresma, as igrejas fechadas, famílias dentro de casa", declara.

A assistente administrativa Isabella Santiago, de 48 anos, preferiu assistir à missa pela televisão. Para ela, apesar de diferente do habitual, a celebração foi emocionante. "Foi diferente do normal, porque quando a gente está em comunidade, a gente sente a presença das pessoas. Mas foi muito significativo, bonito e emocionante", relata. Isabella frequenta a Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Apipucos e a Capela de São Pedro, em Dois Irmãos. Ela conta que continua fazendo suas orações em casa. "Afeta nossa rotina, mas a fé, não. A gente continua fazendo orações em casa, rezando o terço em família, vendo as missas pela televisão", acrescenta.

A designer Carolina Figueiroa, de 23 anos, faz parte da Comunidade Católica Porta Fidei, que fica no bairro do Parnamirim, Zona Norte do Recife. Ela esteve na Missa dos Ramos neste domingo (5), para fazer a transmissão ao vivo da celebração para a comunidade. "A gente está se esforçando para poder levar estas celebrações para as pessoas. Todas as missas de domingo a gente faz a transmissão. É muito reconfortante (assistir às missas), apesar de a gente estar nesse momento, é justamente agora que a gente precisa ficar perto de Deus", disse.

Veja as missas que acontecem em celebração à Semana Santa:

Quinta-feira (9): Na Quinta-feira Santa, às 17h, Dom Fernando Saburido celebra o rito do Lava-pés. O rito lembra a humildade de Jesus, que lavou os pés dos doze apóstolos. Todas as missas serão transmitidas nas contas do Facebook, Instagram e YouTube da Arquidiocese de Olinda e Recife, ou na televisão, pela Canção Nova.

Sexta-feira (10): Na Sexta-feira da Paixão, Dom Fernando Saburido preside a liturgia da Paixão e Morte de Jesus, às 15h. Na liturgia lembra-se o sofrimento e morte de Jesus. Não é uma missa porque não há eucaristia.

Sábado (11): Às 20h do Sábado de Aleluia o arcebispo celebra a Vigília Pascal. A celebração começa à luz de velas e conta com uma série de leituras sobre nascimento, morte e ressurreição de Jesus. Neste último momento, as luzes da catedral são acesas.

Domingo (12): A Missa de Páscoa acontece às 9h, também celebrada por Dom Fernando Saburido.

Comentários

Últimas notícias