SOLIDARIEDADE

'Maior doadora de leite do Brasil' ajuda filho de grávida vítima de coronavírus no Recife

Campanha pedindo doações de leite para o recém-nascido se espalhou nas redes sociais e chegou até Michele

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 07/04/2020 às 13:27 | Atualizado em 07/04/2020 às 14:40
Foto: Welington Lima/JC imagem
Michele Rafaela Maximino se colocou mais uma vez a disposição para doação de leite - FOTO: Foto: Welington Lima/JC imagem

DIVULGAÇÃO
SELO PATROCINADO UNINASSAU - DIVULGAÇÃO

Em mais um ato de amor ao próximo, a pernambucana Michele Rafaela Maximiliano, conhecida como ‘a maior doadora de leite do Brasil’, entregou 7,45 litros de leite, na manhã desta terça-feira (7), para o bebê que está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital da Unimed Recife, filho da fisioterapeuta que morreu no último domingo (5), vítima da covid-19.

A onda de solidariedade que se espalhou nas redes sociais pedindo doações de leite para o recém-nascido chegou ao marido de Michele, Ederval Trajano. “Várias pessoas ligaram para a gente, entre familiares e ex-alunos que a conheciam, e pediram para a gente fazer essa doação”.

A técnica em enfermagem, então, ligou para o Hospital Regional Jesus Nazareno, em Caruaru, Agreste de Pernambuco, que busca o líquido toda terça-feira na casa dela, em Quipapá, e contou a situação. “Liguei e disse: ‘essa semana [o leite] vai para ele’. Se ele precisar de mais, vai mais”, garantiu.

Ouça entrevista com Michele no podcast O fato é...

O marido de Michele, Ederval Trajano, dirigiu cerca de 200 quilômetros de Quipapá até a capital pernambucana para fazer a entrega. “Ele saiu daqui umas 5h da manhã e as lágrimas caíram do meu rosto sem que eu nem sentisse”, contou. Quando o marido perguntou por qual razão ela estava chorando, a pernambucana respondeu: “estou chorando de felicidade”. “A sensação é maravilhosa, é muito bom ter para ajudar”.

Para Ederval, a sensação é dever cumprido. “Só quem faz é quem sabe o que é você se doar e ajudar o outro”. Ele precisou dirigir sozinho durante quase 3h, por não querer expor Michele e seu filho de dois meses ao ambiente hospitalar durante a pandemia do novo coronavírus. “Optei vir sozinho”, expôs. E admite: “A gente sabe que nesse período muita gente tem medo de sair de casa, principalmente quem tem recém-nascido, mas a vontade de ajudar falou mais alto”.

Queda nas doações

Devido ao período de isolamento social imposto pelo Ministério da Saúde com o objetivo de frear o avanço do novo coronavírus, bancos de leite tiveram baixa no estoque e, na Unimed Recife, não foi diferente. “A unidade garante que não falta alimento para os bebês atendidos, mas que é importante a colaboração da sociedade civil para o aumento dos estoques de leite humano durante este período de isolamento social”, informou, por nota.

O centro hospitalar informa que “toda doação é bem-vinda para todos os pacientes internados na unidade e o transporte do leite pode ser feito pela própria Unimed”, desde que doadora more na Região Metropolitana do Recife. Além disso, o cadastro das mães doadoras pode ser realizado por telefone.

Para doar, é preciso estar em processo de amamentação e não estar gripada ou fazendo tratamento para nenhum tipo de infecção. Além disso, ter em mãos resultados de exame para Sífilis, Hepatite B, HIV e Hemograma, de preferência recentes. Na ficha cadastral, que pode ser feita através do número (81) 3413.9175, serão coletados dados gerais, como idade e nome, além de informações sobre hábitos da mãe. Se ela fuma ou faz uso de drogas não pode ser incluída no rol de doadoras para o banco.

Disputa judicial

Parece estar chegando ao fim a batalha judicial travada pela pernambucana Michele Rafaela Maximino contra os humoristas Danilo Gentili e Marcelo Mansfield e a Rede Bandeirantes. Após negar recurso de diminuição do valor da sentença dos acusados, Superior Tribunal de Justiça (STJ) resolveu manter a indenização de R$ 80 mil que, com juros e correções monetárias, deve chegar a R$ 187 mil. Leia mais.

ARTE/JC
Selo Boa Notícia - FOTO:ARTE/JC
DIVULGAÇÃO
SELO PATROCINADO UNINASSAU - FOTO:DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias