MEDIDAS RESTRITIVAS

Coronavírus: Estado já atuou em 25 mil denúncias de desobediência ao isolamento social

Ao todo, 98 pessoas foram autuadas por descumprirem as regras de isolamento

Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Publicado em 07/04/2020 às 21:50
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Fiscalização na Orla da praia em Olinda, Pernambuco. Calçadão na beira mar de Olinda. Pessoas fazendo exercício físico durante a pandemia do novo coronavirus. Brasil. - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Desde o dia 18 de março, as forças de segurança de Pernambuco já atuaram em mais de 25,5 mil denúncias de descumprimento das determinações sanitárias para o combate do novo coronavírus (covid-19). As ocorrências foram de aglomerações, funcionamento irregular de estabelecimentos, realização de eventos, além de outras infrações informadas pelo 190. Dessas, 98 pessoas foram autuadas.

>> Brasil tem 114 novas mortes por coronavírus nas últimas 24 horas; são 667 óbitos e 13.717 casos confirmados no total

>> Veja se você está inscrito no CadÚnico para receber R$ 600 do auxílio aos informais

>> Coronavírus: compaixão, bravura e coragem dos protagonistas da pandemia

Desde o fim de semana, quando o governo determinou o fechamento de praias e parques, três pessoas precisaram ser conduzidas para a delegacia, após desobedecer ao decreto. No domingo, por volta das 14h, um casal foi abordado na praia de Zé Pequeno, em Olinda, e se recusou a deixar o local, apesar das orientações dadas pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal. A mulher ainda teria desacatado os servires, de acordo com o governo do Estado, afirmando ser parente de uma autoridade judiciária. Os dois foram levados até a Delegacia do Varadouro, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

 

Outro caso foi registrado na segunda-feira (6) por volta das 9h nas praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Um homem se recusou a deixar a faixa de areia, após ser orientado pela Polícia Militar e acabou conduzido para a Delegacia de Prazeres, onde foi lavrado um TCO. Não houve episódios em parques, que estão com os portões fechados.

Conscientização 

Secretário de saúde de Pernambuco, André Longo afirmou que o Estado aposta mais na conscientização da população do que nas ações ostensivas. “A gente não consegue ser onipresente, por maior que seja a força do aparato policial”, argumentou. Segundo ele, medidas mais drásticas só podem ser tomadas com apoio do governo federal. “Para que exista quarentena absoluta é preciso participação das forças armadas. A gente sabe que por parte da maior liderança nacional, a presidência da República, existe um comportamento avesso às medidas de isolamento social, que dificulta um alinhamento nesse sentido, apesar da postura correta do Ministério da Saúde”, afirmou.

O isolamento foi defendido pelo secretário de saúde do Recife, Jailson Correia. “Medidas de restrição têm sido violadas, tanto em bairros de classe média, como em regiões mais populares. (O isolamento) se mostra em enorme desafio. Insistimos na fala que as pessoas fiquem em casa, que é a melhor coisa que se pode fazer nesse momento”, afirmou.

Desobedecer às determinações sanitárias é crime, enquadrado no artigo 268 do Código Penal, que prevê detenção de 1 mês a 1 ano de prisão, além de multa.

Comentários

Últimas notícias