Saúde

Recife passa a contar com mais um hospital da campanha, com 38 novos leitos para pacientes com o novo coronavírus

A estrutura fica na Policlínica Arnaldo Marques, no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife

Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Publicado em 09/04/2020 às 9:57 | Atualizado em 09/04/2020 às 14:37
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Leitos provisórios para tratamento do Coronavírus (Covid19) montados na Maternidade Barros Lima. Além dela, as policlínicas Arnaldo Marques e Amaury Coutinho também possuem leitos - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

DIVULGAÇÃO
SELO PATROCINADO UNINASSAU - DIVULGAÇÃO

Começa a funcionar nesta quinta-feira (9) o terceiro hospital de campanha construído pela Prefeitura do Recife para atender os pacientes com covid-19. Com isto, são mais 38 leitos de enfermaria, além de sala de estabilização equipadas com dois respiradores pulmonares. A estrutura fica na Policlínica Arnaldo Marques, no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio, em coletiva de imprensa na sede da prefeitura, no Bairro do Recife, no Centro. Mais uma vez, como tem feito nas últimas entrevistas, Geraldo Julio ressaltou a importância de as pessoas ficarem em casa, mantendo o isolamento social.

Com os novos 38, Recife passa a ter 186 leitos para receber pacientes com o novo coronavírus. Além da Policlínica Arnaldo Marques, as outras vagas ficam nas policlínicas Amaury Coutinho, no bairro da Campina do Barreto, e na Barros Lima, em Casa Amarela, ambas na Zona Norte do Recife. O Hospital da Mulher do Recife, no Curado, Zona Oeste, também conta com vagas exclusivas para a covid-19, sendo a única unidade municipal a ter leitos de enfermaria e UTI. Além dos três hospitais de campanha já entregues, quatro ainda estão em construção. De acordo com o prefeito Geraldo Julio, os investimentos da prefeitura giram em torno de R$ 186 milhões.

"Nesse momento, o objetivo principal é salvar mais vidas. Nesse contexto, a ampliação no número de leitos é muito importante. Hoje começa a funcionar o terceiro hospital de campanha do Recife. São 38 novos leitos, no hospital de campanha construído na Policlínica Arnaldo Marques", comentou. Segundo ele, até o momento, a prefeitura contratou 658 profissionais de saúde, além de fazer a compra de mais de um milhão de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e mais de 10 mil equipamentos hospitalares.

Do total de equipamentos comprados pela Prefeitura, foram mais de mil camas hospitalares, 900 concentradores de oxigênio, 400 monitores de sinais vitais, 122 respiradores pulmonares (dos quais 14 vieram de doação do setor privado), nove equipamentos de raio-x portáteis de última geração e 34 desfibriladores. Até o momento, o Recife conta com 186 leitos direcionados para os pacientes com covid-19, sendo 42 vagas na Policlínica Barros Lima, 41 leitos na Amaury Coutinho e 38 na Arnaldo Marques. Já no Hospital da Mulher, são 31 leitos de UTI e 34 de enfermaria.

"Queria registrar que esta será uma Páscoa diferente. É muito importante que todos mantenham o isolamento social durante a Páscoa. Evitem encontrar familiares pessoalmente, façam isto por vídeo, mensagem. Não vamos fazer aglomerações. A gente precisa, no Brasil inteiro, ampliar o isolamento para salvar mais vidas", destacou Geraldo Julio.

O secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, também participou da coletiva. Segundo ele, 70% dos leitos de UTI do Hospital da Mulher estão ocupados. Ele falou da importância dos respiradores e concentradores de oxigênio nas vagas oferecidas no Recife. "Temos a possibilidade de ofertar oxigênio, que é um elemento fundamental para quem está precisando de cuidados respiratórios. Nessas unidades, temos condições de fazer o raio-x, que é um importante componente no tratamento, acompanhamento e diagnóstico desses casos", acrescentou.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

DIVULGAÇÃO
SELO PATROCINADO UNINASSAU - FOTO:DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias