Pandemia

Profissionais desenvolvem dispositivo para ajudar a monitorar pessoas infectadas pelo coronavírus

Solução tecnológica que utiliza Inteligência Artificial (IA) foi desenvolvida em uma semana

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 09/04/2020 às 15:35 | Atualizado em 09/04/2020 às 16:11
Foto: Agência Brasil
O protótipo funcional, elaborado em uma semana, foi entregue no dia 30 de março e atualmente está na fase de validação clínica - FOTO: Foto: Agência Brasil

Com o objetivo de monitorar os sinais biológicos necessários para a triagem e acompanhamento de pacientes infectados pela covid-19, um grupo de mais de 30 profissionais voluntários, liderados por pesquisadores Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia de Computação da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI), da Universidade de Pernambuco (UPE), construíram um dispositivo batizado de MonitorAR.

O protótipo funcional, elaborado em uma semana, foi entregue no dia 30 de março e atualmente está na fase de validação clínica. O MonitorAr irá apoiar os profissionais de saúde ao exibir informações em tempo real no suporte ao diagnóstico e evolução dos casos de coronavírus.

Por meio disto, a subjetividade na alocação de equipamentos, recursos e definições de terapêuticas para o tratamento pode ser reduzida, em especial para os pacientes que são assintomáticos, sintomáticos ou que que estiverem com a Síndrome Respiratória Aguda (SRAG). Segundo os inventores, os sinais obtidos de forma rápida, tempestiva e inteligente podem ajudar na gestão operacional dos serviços e, assim, salvar vidas.

Como funciona o MonitorAr

O funcionamento do MonitorAR, que utiliza Inteligência Artificial (IA), se dá por meio do dispositivo captar a frequência respiratória dos pacientes, necessária para o fechamento do diagnóstico. Além disso, ele também mede a saturação periférica de oxigênio, frequência cardíaca e temperatura.

Através de um termômetro intercambiável, a temperatura é medida no posicionamento axilar, em adição aos outros três pontos de captação da temperatura corporal. Os sinais são monitorados com alarmes pré-estabelecidos em faixas verde, amarela e vermelha, sendo apresentados no próprio celular do paciente ou da instalação de saúde. O software foi desenvolvido para ser compatível com o sistema operacional Android em versão 7.0 (2016) ou mais recente.

Também houve uma adaptação para que o MonitorAR possa acompanhar adultos e crianças, além de registro das comorbidades, de acordo com as variações individuais.

Validação

Segundo a médica pneumologista e professora da UPE, Marília Cabral, no momento o dispositivo passa por uma rigorosa validação clínica junto a profissionais de saúde. Após ser validado no comitê de ética, serão realizados testes em uma amostra de 70 pacientes e a partir disto que será observado se as medições apresentadas no aparelho são as mesmas que aparecem nos monitores utilizados nos hospitais.

Sanitaristas e epidemiologistas irão dispor de um recurso adicional para realizar seus estudos e, após mais pesquisa, testes e validação, o equipamento talvez possa ser disponibilizado para monitoramento residencial ou à distância.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias